Um dos pontos altos da EXPOVALE – Exposição Agroindustrial do Vale do Arinos – é a Cavalgada, que acontece sempre no dia da abertura da festa, no período da manhã, antecedendo o Saleiro, que começa ao meio dia e a abertura da festa à noite, que este ano tem show coma dupla Humberto & Ronaldo.
Esse ano a festa começa no dia 03 de setembro e logo pela manhã, inicia o Desfile de Abertura ou Cavalgada como muitos chamam, onde participam as comitivas, cavaleiros, máquinas agrícolas, carros, empresas e particulares, muitos até vão a pé fazendo a maior festa.
Mas é importante lembrar, que os animais precisam estar em dia com a sanidade, e algumas vacinas e exames devem ser feitos, como exame de mormo, vacina de anemia infecciosa e a apresentação do GTA – Guia de Transporte Animal.
Para isso é preciso se preocupar com essa situação, para não ficar fora do desfile. Como o exame de mormo é válido por 60 dias, estamos dentro do período em que, se feito agora, terá validade até o final da festa.
O Indea, que fiscaliza essa parte de sanidade animal, aconselha que o ideal é se programar antes, pois o exame não é feito em Juara. O diretor regional do órgão, Márcio Rogério Dreher, explica que o material é enviado para Sinop, Tangará ou Cuiabá, tanto o de Anemia Infecciosa Equina, quanto o de mormo.
Márcio Rogério explica que, além destes exames, também é necessário a vacina de influenza equina e a GTA, que só é emitida com o preenchimento dos outros três requisitos, de três a cinco dias.
O material deve ser coletado, enviado para os laboratórios credenciados e aguardar o resultado que sai em 48 horas. Não pode fazer muito antes por que só vale por 60 dias.
“Geralmente quem usa os animais nas provas de laço e outras competições, faz bem nas vésperas pra durar mais tempo a validade do exame”. Explica Márcio.
Segundo Márcio, na cidade de Juara tem vários médicos veterinários habilitados para colher os exames. Quem fez exame a partir de 05 de julho, o animal estará apto a participar do desfile.
Fonte: Assessoria Acrivale