Home Brasil Esporte mais praticado nas escolas, futsal é excluído dos jogos escolares de 2023 pelo COB

Esporte mais praticado nas escolas, futsal é excluído dos jogos escolares de 2023 pelo COB

7 min ler
0

O esporte mais praticado nas escolas brasileiras, o futsal foi excluído da principal competição escolar nacional, os Jogos da Juventude. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador do torneio para jovens de 15 a 17 anos, revoltou o segmento do futsal e aqueceu a discussão sobre as diferenças de prioridades do COB e do Ministério do Esporte.

O COB justificou dizendo que “os recursos e as estruturas das cidades-sede para a realização dos Jogos da Juventude são limitados”

A saída do futsal abriu orçamento para incluir quatro modalidades: esgrima, águas abertas, triatlo e tiro com arco. Essas novas modalidades têm em comum o fato não serem praticadas nas escolas, mas fazerem parte do programa olímpico.

O Ministério do Esporte tem como principal bandeira a promoção da atividade física, sendo prioridade que isso ocorra também nas escolas. Por isso, o futsal é importante: é a modalidade mais praticada, usando como base o número de inscrições em torneios escolares municipais, estaduais e nacionais. Na tarde de hoje, a pasta soltou nota dura afirmando que não foi consultado e que não é possível o evento “ser considerado meramente privado”.

Para dirigentes, clubes e treinadores de futsal a saída da modalidade dos Jogos da Juventude tem potencial para derrubar toda a cadeia que fomenta este esporte nos colégios e dá bolsas de estudos a centenas (talvez milhares) de jovens. Diferente dos esportes olímpicos, no futsal as competições escolares são as mais relevantes do calendário da base.

“As categorias de base do futsal, diferente do futebol, são escolinhas, não estão nos clubes. Prioritariamente o salário do atleta de futsal de base é bolsa de estudo nas escolas. Quando não tem mais as categorias de base nos jogos escolares, por que vai investir?”, questiona Tatiana Weysfield, presidente da Liga Feminina de Futsal.

“É muito importante essa integração escola e clube. Os meninos querem ser profissionais, mas não podem deixar de lado o estudo. O esporte deve se iniciar dentro da escola, ter colégios que façam o investimento para os garotos estudarem e jogarem. Sem dúvida, alguns garotos não teriam condições de pagar a mensalidade. Mas com a ajuda do clube, é o cenário perfeito”

O que diz o COB em nota:

O que diz o COB? “O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reconhece a importância do futsal para o esporte brasileiro. Contudo, os recursos e as estruturas das cidade-sede para a realização dos Jogos da Juventude são limitados. Para a inclusão de novas modalidades, é preciso que outras saiam para equilibrar o número de participantes. O COB entende que a inclusão das modalidades águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo servirá para estimular a prática desses esportes. Agora, todas as 19 modalidades dos Jogos da Juventude também fazem parte dos Jogos Olímpicos.

Incentivamos que os Governos Estaduais continuem realizando suas etapas estaduais, em parceria com as Federações, para fortalecer o futsal regional, selecionando suas melhores equipes para as etapas nacionais, que seguem sendo realizadas por outras entidades que fazem parte do sistema esportivo nacional.

O COB segue seu propósito de desenvolver o esporte olímpico e de fortalecer o Movimento Olímpico no país através dos Jogos da Juventude, em parceria com as Confederações Brasileiras e governos estaduais, que são responsáveis pelo processo seletivo e participação dos melhores atletas do Brasil no maior evento multiesportivo organizado pelo Comitê, reconhecidamente a porta de entrada para o caminho olímpico.”

 

Com UOL

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Motorista morre e 11 ficam feridos em batida entre ônibus e caminhão na estrada da Guia em Cuiabá

O motorista Edio da Silva Souza morreu, na madrugada desta sexta-feira (22), em um acident…