No ano de 1985, chegava a Novo Horizonte do Norte juntamente com sua família, aquele que seria um dos mais famoso violeiro que a cidade conheceria.
Oriundo da cidade de São Jorge do Patrocínio, estado do Paraná, José Reato, que ficou conhecido como “Zé da Viola”, enraizou em Novo Horizonte do Norte, onde morou até o final de sua vida.
Figura conhecida em festivais de musica e roda de viola, José Reato encerrou o clico da vida aos 84 anos, do jeito que chegou a cidade simpatia a 38 anos, sem alarde, no último domingo dia 26 de fevereiro, após ter passado mal na sexta-feira.
A viola do “Zé” se aquietou pra sempre, ele partiu deixando 04 filhas sem chão com a perca repentina do pai, e um caminhão de saudades.
No próximo domingo dia 05, já terão feitos 07 dias de sua partida, e uma missa será celebrada em sua memoria as 8h da manha na igreja Católica de Novo Horizonte do Norte.
De Zé da Viola ficam as lembranças dos festivais e rodas de viola, reconhecidas por aqueles que gostam da boa música raiz.
Zé ponteando a sua viola…
Por Roseno Barros/Redação