A prefeitura de Porto dos Gaúchos vai construir pelo menos 14 novos poços semiartesianos em propriedades rurais no Assentamento Arara Azul. O projeto autorizando abertura de credito via secretaria Municipal de Agricultura Desenvolvimento e Economia Sustentável no valor de R$ 130 mil para esta finalidade, foi aprovado pelos vereadores do município na ultima segunda-feira dia 20 de março.
A medida atende a demanda dos assentados, que compartilham poços para ter acesso água que abastece as propriedades para consumo próprio e para irrigação das plantações.
O assentamento foi criado durante a gestão 2005/2008, do ex-prefeito Revelino Trevisan, contando com 27 chácaras abaixo de 02 hectares, que foram doados para famílias que desejavam plantar e produzir, tanto para a subsistência como para comércio.
Após as famílias terem sido assentadas, verificou-se sobre a escassez hídrica no local, principalmente no período entre maio e novembro, período de seca.
Para amenizar o problema, aquela gestão decidiu fazer a perfuração de poços semiartesianos em partilha, sendo 01 poço para cada 02 propriedades. Porém com o passar dos anos e aumento da demanda por água devido ao aumento das plantações, começaram a surgir divergências entre os ocupantes das respectivas chácaras, uma vez que os poços semiartesianos não possuem vazão suficiente na época da seca para atender a duas propriedades com fornecimento de água ao mesmo tempo.
A necessidade que se arrasta a anos, deve agora finalmente ser sanado pela atual gestão com a perfuração de mais poços, sendo possível tornar individual o abastecimento para cada propriedade.
Fonte: Porto Noticias