Em Porto dos Gaúchos as comemorações do Dia da Independência, celebrado em 7 de setembro, foram marcadas por um sentimento de unidade cívica e patriotismo, diferentemente do que se viu no ano anterior. Enquanto em 2022, as festividades foram permeadas por atos de apoio político, este ano, o cenário foi de celebração puramente cívica, tanto em Porto dos Gaúchos quanto em todo o país.
A celebração teve início por volta das 7h da manhã, em frente à Escola Estadual José Alves Bezerra. O desfile reuniu estudantes, associações e grupos de convivência da cidade, todos marchando ao som da fanfarra municipal e da fanfarra convidada, de Novo Horizonte do Norte.
Eles percorreram a Avenida Guilherme Meyer até a Praça Leopoldina Wilke, onde foi realizado o ato cívico de hasteamento das bandeiras do município, do estado de Mato Grosso e do Brasil. O hasteamento foi conduzido pelos participantes do Grupo de Convivência Girassol, mantido pela Secretaria de Assistência Social do município. A cena da bandeira nacional subindo ao mastro sob o céu azul trouxe à tona sentimentos de respeito e amor à pátria.
O prefeito Vanderlei de Abreu, o vice-prefeito Mauro Ferreira, o vice-presidente do poder legislativo municipal, Eder Boldrin, e os secretários de Educação, Paulo Celso, e de Cultura, Janderson Perin, dirigiram palavras de agradecimento a todos os envolvidos na organização e aos participantes do desfile.
Eles ressaltaram a importância de celebrar o Dia da Independência do Brasil, que neste ano comemorou 201 anos, e destacaram a necessidade de preservar os valores cívicos e a importância de respeitar a história e as conquistas da nação.
O evento em Porto dos Gaúchos foi um reflexo do sentimento cívico por todo o Brasil, mostrando que, mesmo em tempos de diferenças políticas, a unidade em torno da pátria e do amor pelo país prevalecem.
Fonte: Porto Noticias