Home Legislativo Vereador Claudiomar Braun retorna ao cargo após liminar anular sessão de cassação e faz discurso de agradecimento

Vereador Claudiomar Braun retorna ao cargo após liminar anular sessão de cassação e faz discurso de agradecimento

5 min ler
0

Na noite de segunda-feira, 23 de outubro, durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos, o vereador Claudiomar Braun (PSB) foi reconduzido ao cargo, após uma polêmica cassação que acabou sendo anulada.

Braun havia sido destituído de seu cargo em uma Sessão Extraordinária realizada na quinta-feira, dia 19 de outubro de 2023. A cassação ocorreu com uma votação de 6 a 3, na ocasião, sob a acusação de comportamento homofóbico contra seu colega de parlamento, Leandro Budke, que também é o atual presidente da Casa de Leis. A notícia da cassação repercutiu amplamente na cidade e gerou um debate intenso sobre a ética na política.

O retorno de Claudiomar Braun ao cargo veio após uma decisão judicial liminar que anulou a sessão extraordinária que havia cassado seu mandato, derrubando, assim, a decisão do parlamento municipal. A justiça acatou o argumento da defesa do parlamentar, representada pela advogada Dra. Tatiane Felipetto, que apontou vícios e interesses pessoais por parte do suplente ValdirBobbi, que assumiria a vaga de Claudiomar Braun após a cassação. O voto do suplente foi determinante para a cassação, uma vez que era necessário a maioria simples e mais um voto para que a cassação acontecesse.

Na noite da recondução, após a votação de projetos e indicações, Claudiomar Braun aproveitou seu tempo no uso da palavra na tribuna livre para fazer uma declaração de desabafo. O vereador leu um texto, onde detalhou um trecho de sua trajetória e enfatizou que seu histórico era “ficha limpa”. Ele reafirmou que não havia cometido nenhum tipo de crime que desabonasse seu mandato como vereador, que justificasse uma cassação.

Agradeceu aos colegas vereadores Luciane Bündchen, Ivo Castro e Professor Enos que votaram contra a cassação e chamou os demais colegas que votaram a favor a uma reflexão em favor da moral e da ética na política.

Braun também expressou seu compromisso em continuar trabalhando de cabeça erguida, lutando pelos direitos da população que o elegeu e honrando os 253 votos que obteve nas urnas em 2020. Seu retorno foi assistido por familiares e amigos que compareceram à câmara para acompanhar a sessão. O vereador agradeceu a todos os presentes e estendeu seus agradecimentos à advogada Tatiane Felipeto, que desempenhou um papel fundamental na conquista de seu direito de exercer o cargo que lhe foi concedido através do voto.

O retorno de Claudiomar Braun à Câmara Municipal traz um novo capítulo a essa história política local que desencadeou discussões sobre a justiça no sistema democrático, e a importância de um processo político transparente e responsável. A população de Porto dos Gaúchos acompanha atentamente o que o futuro reserva para este caso.

Fonte: Porto Noticias

 

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Legislativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

O Estado de Mato Grosso do Norte para chamar de seu

Sem nenhuma afinidade ou identidade. Assim é a relação de Cuiabá com o Nortão, região que …