A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum (SAMA) se reuniu na última quinta-feira (19) com a Gerência de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacia Hidrográficas (GFAC) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e entidades interessadas para a formação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos (CBHRA). Durante a reunião, realizada na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Mutum (SAAE), foram apresentados trechos importantes da Política Nacional de Recursos Hídricos e esclarecimentos sobre a atuação dos Comitês na gestão das águas.
O CBHRA tem como objetivo atuar em toda a bacia hidrográfica do Rio Arinos, cuja extensão é de 58.842,80 km², compreendendo os municípios de Nova Bandeirantes, Juara, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá, Tapurah, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Diamantino, Nobres e Nortelândia.
“Estamos engajados com todos os municípios da bacia hidrográfica do Rio Arinos. Neste momento, estabelecer contato com os municípios e garantir sua participação no Comitê é muito importante. O Comitê vai buscar a participação ativa da sociedade em todas as etapas, para um planejamento colaborativo para o uso sustentável dos recursos hídricos”, afirmou Marcia Coelho, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum.
O Comitê busca promover a construção participativa do planejamento da bacia hidrográfica, envolvendo a sociedade em todas as etapas. Serão formuladas propostas, metas e objetivos para o uso e conservação dos recursos hídricos, além do acompanhamento e avaliação dos resultados.
Após as visitas aos municípios, será encaminhada uma proposta ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO), juntamente com a formação da Comissão Pró-Comitê, para formalizar a criação do CBHRA, conforme estabelecido pela Resolução CEHIDRO nº 167.
Na reunião estiveram presentes representantes da SAMA, entidades públicas e privadas, demonstrando o interesse e apoio à criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos.