Refletir a história da organização dos trabalhadores no Brasil e no mundo, a importância da formação de base dos trabalhadores, e a organização de agenda formativa, foram alguns dos temas abordados no Curso de Formação realizado pela Secretaria de Formação Sindical do Sintep-MT, no último final de semana (15 e 16/06) em Juara (640 km ao norte de Cuiabá).
A atividade reuniu cerca de 25 dirigentes representantes das Subsedes dos seis municípios da regional Nortão IV do Sintep-MT – Ipiranga do Norte, Itanhangá, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Tapurah.
O Encontro de Formação foi dividido em três momentos, o primeiro foi feito uma profunda reflexão sobre a história de organização da classe trabalhadora, o itinerário das lutas dos trabalhadores no Brasil e no mundo. Encerrando com um debate sobre os desafios da classe trabalhadora na atualidade. “É preciso que se tenha a compreensão sobre avanços que a organização corporativa dos trabalhadores possibilita para a transformação do mundo”, esclarece o secretário adjunto de Formação do Sintep-MT, César Guedes, responsável pela primeira etapa da formação.
No segundo momento da programação, foi feita uma reflexão com os presentes, sobre o dia-a-dia sindical. A atuação dos dirigentes como liderança e organizador do movimento sindical, refletindo e esclarecendo o papel de cada integrante de representar a categoria.
A última fase do encontro de formação foi o momento de reafirmar o papel do Sintep-MT, enquanto um sindicato com história nas defesas da educação pública, inclusiva, dos direitos da carreira dos profissionais da educação.
Nesse momento do Encontro foi debatido com os dirigentes a importância e o papel da formação sindical como ferramenta de luta e organização da Classe Trabalhadora. Com objetivo de refletir a importância da formação sindical desenvolvida no âmbito foi apresentado o detalhamento da política de formação da CUT, e do programa de formação do SINTEP.
O secretário de Formação, João Eudes da Anunciação, conclui ressaltando que o encontro “foi bastante amistoso, um momento rico de reflexão por parte dos dirigentes”, e que nova etapa formativa será agendada para continuidade de temas como: gestão e concepção sindical, financiamento público da educação, jornada, piso salarial na rede municipal, negociação coletiva no serviço público. A Agenda será informada em breve.
Assessoria