Home Mundo A ministra da Saúde que defende que noruegueses fumem, bebam e comam carne ‘o quanto quiserem’

A ministra da Saúde que defende que noruegueses fumem, bebam e comam carne ‘o quanto quiserem’

5 min ler
0

Nomeada na sexta-feira, Sylvi Listhaug também disse que os fumantes são levados a se sentirem como párias. Seus críticos dizem que ela tem pouca compreensão do que é saúde pública.

“Meu ponto de partida em relação a saúde pública é muito simples. Não pretendo ser uma polícia moral e dizer como as pessoas devem levar suas vidas, mas pretendo ajudar as pessoas a obter informações que servirão de base para suas escolhas”, disse ela à emissora norueguesa NRK em uma entrevista na segunda-feira.

“As pessoas devem fumar, beber e comer tanta carne vermelha quanto quiserem. As autoridades podem querer informar a população, mas as pessoas sabem muito bem o que é ou não é saudável.”

‘Um retrocesso de décadas em saúde pública’

Listhaug, ela própria uma ex-fumante, acrescentou ainda que hoje quem fuma é levado a se sentir como um pária.

“Eles praticamente acham que têm de se esconder, e isso é estúpido. Embora fumar não seja bom, por ser prejudicial à saúde, adultos têm de decidir por si mesmos o que fazer.”

A ministra defendeu que a única coisa que governos devem fazer é fornecer informações para que as pessoas possam fazer escolhas conscientes.

“É por isso que devemos, entre outras coisas, conceber uma estratégia para o tabaco agora, o que ajudará a evitar que jovens comecem a fumar e também pode levar adultos a pararem” com o hábito.

Listhaug diz que, hoje, só fuma raramente e o faz principalmente em ocasiões sociais.

Anne Lise Ryel, secretária-geral da Sociedade do Câncer da Noruega, disse que os comentários de Listhaug são potencialmente danosos à saúde pública.

“Muitos vão concordar com o que ela diz. Isso representa um retrocesso de muitas décadas em saúde pública”, afirmou Ryel à NRK.

Ministra defendeu visões anti-imigração

Listhaug é política populista do Partido Progressista, um legenda de direita que faz parte do governo de coalizão liderado pelo Partido Conservador, e já se viu em meio a controvérsias anteriormente.

No ano passado, ela foi forçada a renunciar ao Ministério da Justiça depois de acusar os partidos Trabalhista e Democrata Cristão de colocarem “direitos terroristas” antes da segurança nacional.

As legendas ajudaram a derrotar um projeto de lei que daria ao Estado o direito de revogar a cidadania norueguesa de pessoas suspeitas de terrorismo ou de se juntar a grupos militantes estrangeiros.

Os democratas cristãos ameaçaram derrubar o governo caso ela não renunciasse.

Em 2016, ela foi ridicularizada por pular de um barco no Mediterrâneo – com roupa especial que permite boiar com facilidade – para viver a experiência de refugiados nas perigosas travessias rumo à Europa.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…