Home Juara Acadêmicos do curso de Pedagogia da Unemat Juara realizam mesa redonda com pioneiros e visitam museu em Porto dos Gaúchos

Acadêmicos do curso de Pedagogia da Unemat Juara realizam mesa redonda com pioneiros e visitam museu em Porto dos Gaúchos

4 min ler
0

Na noite de quarta-feira 03/04/2019, acadêmicos do curso de Pedagogia da Unemat em Juara, visitaram o museu da Colonização de Porto dos Gaúchos, e realizaram uma mesa redonda com 04 pioneiros do município.

Nas dependências do museu da Colonização que fica na praça Leopoldina Wilke, os acadêmicos ouviram por mais de duas horas os relatos dos pioneiros; Henrique Meyer, Maria Wilke Isernhagen, Alice Rezer e Namir Morimã, que contaram histórias sobre a época da colonização, relacionadas aos anos 50 e 60, e responderam várias perguntas dos acadêmicos relacionados a história da colonização de Porto dos Gaúchos, que se funde com a colonização do vale do Arinos, uma vez que Porto é o município mais antigo da região e um dos primeiros surgidos no norte de Mato Grosso.

Na ocasião, os acadêmicos também puderam conhecer mais sobre a história visitando o museu e tendo acesso a várias peças e materiais utilizados por pioneiros, e conheceram o Unimog, que foi o primeiro veiculo a rodar em solo portogauchense.

Em entrevista, o professor e autor da ideia de aula de campo, Saulo Augusto de Moraes, destacou a importância do ato para a formação acadêmica dos alunos; “você só tem Diamantino e Porto dos Gaúchos como os mais antigos da região, e com uma história riquíssima, pois é a história de Porto que possibilita a história e surgimento de todos os demais municípios da região, e mediante essa visita, será feito um trabalho crítico sobre a história, com base em coleta de informações dos pioneiros e ao acervo do museu, para um relatório acadêmico que disporemos copia para o museu da Colonização de Porto dos Gaúchos”, disse Saulo.

O professor aproveitou a presença dos pioneiros e fez convite para que estejam em outras ocasiões na Unemat em Juara proporcionando ampliação da mesa redonda, para que os pioneiros possam falar mais sobre a história da colonização com acadêmicos. “Juara precisa olhar pelos pioneiros do Porto dos Gaúchos, por que é aqui que tudo começa. Fiz o convite e os pioneiros se disponibilizaram a ir no campus, em outros eventos pra aprofundarmos mais na história”, destacou Saulo.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…