Home Mundo Alemanha diz que vacina russa contra Covid-19 não foi suficientemente testada

Alemanha diz que vacina russa contra Covid-19 não foi suficientemente testada

4 min ler
0

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, disse nesta quarta-feira que a vacina da Rússia contra a Covid-19 não foi suficientemente testada, acrescentando que o objetivo é ter um produto seguro mais do que simplesmente ser o primeiro a começar a vacinar as pessoas.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou na terça-feira que o país se tornou o primeiro a dar aprovação regulatória para uma vacina contra a Covid-19, depois de menos de dois meses do início dos testes em humanos.

A decisão de Moscou de dar aprovação à vacina antes de ela completar os testes em estágio avançado levantou preocupações entre especialistas.

“Pode ser perigoso começar a vacinar milhões, se não bilhões de pessoas cedo demais, porque pode simplesmente matar a aceitação da vacinação se der errado. Então estou muito cético sobre o que está acontecendo na Rússia”, disse Spahn à emissora de rádio Deutschlandfunk.

“Ficaria satisfeito se tivéssemos uma vacina inicial, boa, mas baseado em tudo que sabemos –e esse é o problema fundamental, principalmente que os russos não estão nos contando muito– isso não foi testado suficientemente”, acrescentou.

Spahn disse ser crucial, mesmo durante uma pandemia, realizar os estudos e testes apropriados e tornar os resultados públicos para dar às pessoas confiança na vacina.

“Não é sobre ser o primeiro de alguma forma –é sobre ter uma vacina efetiva, testada e, portanto, segura”, disse ele quando indagado sobre a vacina russa, que se chamará Sputnik 5, em homenagem ao primeiro satélite lançado ao espaço no mundo pela então União Soviética.

Somente cerca de 10% dos ensaios clínicos são bem-sucedidos e alguns cientistas temem que Moscou possa estar colocando o prestígio nacional à frente da segurança.

Putin e outras autoridades russas disseram que a vacina é completamente segura. Autoridades governamentais do país disseram que ela será aplicada em profissionais médicos e depois em professores de forma voluntária entre o final deste mês e o início de setembro. A aplicação em massa na Rússia é esperada para outubro.

(Reportagem de Michelle Martin)

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…