Home Brasil Anvisa decide que ivermectina será vendido apenas com receita

Anvisa decide que ivermectina será vendido apenas com receita

3 min ler
0

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – determinou que a ivermectina passa a ser um remédio controlado. Agora, as farmácias vão exigir receitas em duas vias para a venda do vermífugo, que mesmo sem comprovação científica nenhuma tem sido amplamente vendido para tratamento de covid-19. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira, 23.

Além de coibir a compra indiscriminada da ivermectina, a medida visa também manter os estoques destinados aos pacientes que já possuem indicação médica para o uso da droga para tratar infecções parasitárias.

A resolução também determina que receita terá validade de 30 dias, a partir da data de emissão, e poderá ser utilizada apenas uma vez.

A Anvisa reforça que “não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da covid-19 no Brasil”.

Boatos sobre prevenção da ivermectina

Em junho, um estudo australiano com células in vitro indicou que a ivermectina foi capaz de desempenhar uma atividade antiviral, combatendo o coronavírus em laboratório. Isso foi o bastante para começar a circular nas redes sociais a notícia de que a droga ajudaria a prevenir a covid-19 e levar um volume grande de pessoas até as farmácias para garantir seus estoques.

Em várias cidades do interior do Brasil, prefeitos chegaram a distribuir a medicação para a população como um tratamento profilático. Porém nenhum teste clínico em humanos foi realizado em uma larga escala para comprovar sua segurança e eficácia do medicamento.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…