Home Ultimas Notícias Aposentados também serão afetados com Reforma da Previdência

Aposentados também serão afetados com Reforma da Previdência

4 min ler
0

“A Reforma da Previdência trará graves consequência também para os já aposentados/as”, a afirmação e da secretária de Seguridade Social do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Angelina de Oliveira Costa, que junto com a secretária adjunta da pasta, Francisca Alda, participou das discussões promovidas na reunião do coletivo de aposentados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Segundo esclarece Angelina, o desmonte recairá diretamente sob a ideia de substituir o modelo se repartição/solidária pelo modelo de capitalização individual. “Esse modelo de capitalização já foi implantado em pelo menos 30 países, dos quais mais de 50% já retornaram ao modelo de repartição, em função dos danos e prejuízos causados aos trabalhadores/as e sociedade em geral”, relata.

O coletivo de aposentados/as se debruçou sobre o tema, mesmo o grupo representando pessoas que teoricamente estariam livres das decisões da Reforma da Previdência. Para os aposentados e aposentadas da rede estadual de educação de Mato Grosso, por exemplo, significará o fim da paridade e o aumento do percentual de desconto, para quem recebe acima do teto salarial do governo. “Nosso salário está equiparado ao dos trabalhadores da ativa. Conquistas, beneficiam a todos. Mas, com a Reforma isso não ocorrerá mais. Passaremos a ter correções por índices desconhecidos”, alerta.

Para os demais trabalhadores, assalariados, o salário mínimo não será mais o balizador das correções, podendo ter recebimentos menores que mínimo estabelecido para os profissionais da ativa. “Não podemos esquecer que até mesmo o salário mínimo pode deixar de existir da forma que conhecemos. A reforma trabalhista implantou o ganho por hora de trabalho. Está desmontando a ideia de um valor mínimo”, disse.

Para a secretaria, os debates sobre a reforma evidenciaram que um grande percentual da população, ainda não sabe e não entende o que é a Reforma da Previdência. Angelina destaca que é necessário intensificar as ações tendo em vista a desinformação. “O grande desafio é criar estratégia para fazer as informações chegarem ao maior número possível de pessoas. É preciso orientá-los sobre os malefícios que poderão atingir toda a todos”, concluiu.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…