Home Brasil Bolsonaro pede aval ao Congresso para compra de novos carros oficiais

Bolsonaro pede aval ao Congresso para compra de novos carros oficiais

4 min ler
0

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) enviou ao Congresso um pedido para autorizar a compra de carros oficiais novos para ele, o vice-presidente Hamilton Mourão e seus antecessores na Presidência da República. Na mensagem, o governo menciona a necessidade de “modernizar a frota” dos veículos. É a primeira mensagem do atual governo para alterar o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019.

A autorização do Congresso é necessária porque, no ano passado, os parlamentares retiraram da LDO a permissão para compra de veículos oficiais para o presidente, seu vice e antecessores. O projeto encaminhado pelo governo restabelece a prerrogativa. Paulo Guedes, ministro da Economia, justificou que a medida atende a ofício do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança de Bolsonaro.

Os ex-presidentes Michel Temer, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney também terão uma nova frota de carros. Lula, mesmo preso em Curitiba desde 7 de abril do ano passado, conseguiu por meio de liminar manter o direito aos veículos oficiais.

No fim do ano passado, Michel Temer abriu uma concorrência para renovar a frota no valor de 5,6 milhões de reais que já atenderia o atual governo. Segundo o GSI, o edital está em fase de conclusão e prevê a aquisição de doze blindados para o presidente e o vice. Nesse processo não há previsão de carros para ex-presidentes.

Para respaldar a compra, o então ministro do GSI, Sérgio Etchegoyen, argumentou na época que haveria necessidade de “redimensionar” a segurança do presidente e do vice após o atentado sofrido por Bolsonaro durante a campanha eleitoral em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Além dos doze blindados contra tiros de submetralhadoras e pistolas 9 milímetros, outros dezoito automóveis do mesmo modelo e marca poderão ser adquiridos para atender o atual governo. Eles ficarão à disposição para uso em Brasília e outros estados, como Rio de Janeiro, base eleitoral do presidente.

(Com Estadão Conteúdo)

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…