Home Brasil Brasil chama de volta embaixador em Israel

Brasil chama de volta embaixador em Israel

3 min ler
0

O governo do Brasil convocou de volta ao país o embaixador brasileiro em Israel, Fred Meyer, nesta 2ª feira (19.fev.2024). Segundo documento ao qual o Poder360 teve acesso, Meyer foi convocado “para consultas”. O posto em Tel Aviv deverá ficar vago por ora.

O diplomata participou de uma reunião nesta 2ª feira (19.fev) com o ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz, no Museu do Holocausto, em Jerusalém. Em seus perfis nas redes sociais, Katz criticou a fala de Lula e disse que o presidente brasileiro é uma “persona non grata” até que peça desculpas.

O convite para a conversa no museu foi malvisto pelo Itamaraty e pelo Planalto, que consideraram uma provocação ao Brasil.

Com o retorno de Meyer, ficou mais distante uma possível solução diplomática entre 2 países depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter comparado os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus defendido por Adolf Hitler (1889-1945) durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

“É importante lembrar que, em 2010, o Brasil foi o 1º país a reconhecer o Estado palestino. É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande. O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, declarou Lula a jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia, no domingo (18.fev).

O Poder360 apurou que Lula não deve pedir desculpas no atual cenário. O chanceler brasileiro Mauro Vieira foi comissionado pelo governo para falar publicamente sobre o assunto. Ele deve dar uma declaração a jornalistas ainda nesta 2ª feira no Rio, onde está para a reunião de chanceleres do G20, que será realizada na 5ª feira (22.fev.2024).

Poder 360

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Polícia faz buscas e prende fazendeiro por morte de funcionário no Nortão; IML descarta ataque de onça

O delegado de Polícia Civil de Tapurah (204 quilômetros de Sinop), Arthur Almeida (foto), …