Home Agronegócio Brasil prioriza ampliação de exportações de carne para a União Africana

Brasil prioriza ampliação de exportações de carne para a União Africana

7 min ler
0

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou recentemente sobre o seu comprometimento em priorizar o mercado de carne do Brasil na União Africana. Segundo o CEO do Grupo VMX, Carlos César Floriano, “Esta intenção foi revelada pelo ministro Carlos Fávaro durante um evento em Mato Grosso”, diz.

Essa iniciativa surge após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacar a importância econômica da relação Brasil-África durante seus encontros bilaterais na região.

Em suas palavras, o presidente enfatizou a relevância histórica e cultural dessa conexão e o potencial econômico que ela oferece para o Brasil no século XXI.

O ministro Fávaro ressaltou que a expansão dos mercados não apenas impulsiona as exportações, mas também, estimula o surgimento de novos negócios e contribui positivamente para a economia nacional, gerando empregos e oportunidades.

“No cenário internacional, o Brasil já conquistou a abertura de 15 novos mercados somente em 2024, seguindo uma tendência positiva que resultou em 78 novas aberturas em 39 países durante o ano anterior”, esclarece Carlos César Floriano.

Esses avanços incluíram a venda de carne bovina e suína para o México e República Dominicana, além da comercialização de algodão no Egito e frutos de mamão no Chile.

Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, enfatizou que essas conquistas refletem o esforço contínuo de retomada do diálogo internacional, criando oportunidades para os produtores brasileiros exportarem diversos produtos e acessarem novos mercados.

Em 2023, as exportações brasileiras do agronegócio para a África ultrapassaram US$ 10 bilhões, registrando um aumento de aproximadamente 8% em relação ao ano anterior. Segundo Carlos César Floriano, “Os destaques foram os produtos do setor sucroalcooleiro, como açúcar de cana e álcool”, explica.

Globalmente, o agronegócio brasileiro alcançou um recorde de US$ 166,49 bilhões em exportações em 2023, representando um aumento significativo em comparação com 2022 e reforçando a posição desse setor como protagonista na economia brasileira.

Carlos César Floriano e o impacto para o agronegócio brasileiro das exportações de carne
O Brasil, reconhecido mundialmente como um dos maiores produtores de carne bovina, suína e de aves, possui uma indústria pecuária robusta e em constante evolução.

Essa posição privilegiada no mercado global de carnes não é apenas fruto do vasto território e das condições climáticas favoráveis, mas também, da experiência dos produtores, da qualidade dos produtos e das estratégias de expansão adotadas ao longo dos anos.

“Um dos pilares que sustentam o sucesso do agronegócio brasileiro é, sem dúvida, o mercado de exportação de carnes”, informa Carlos César Floriano.

A capacidade de atender às demandas dos consumidores internacionais, garantindo produtos de alta qualidade, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental, tem sido fundamental para a consolidação da imagem do Brasil como um fornecedor confiável e competitivo no cenário global.

A exportação de carne não se resume apenas a números e cifras. Ela tem um impacto direto e indireto em diversas esferas da sociedade brasileira. Desde a geração de empregos no campo e nas indústrias, passando pelo desenvolvimento de tecnologias e práticas sustentáveis, até o fortalecimento da economia nacional e a promoção de relações diplomáticas favoráveis.

“Para os produtores brasileiros, a exportação de carne representa não apenas uma oportunidade de negócio, mas também, um compromisso com a qualidade, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável”, diz Carlos César Floriano.

A exportação de carne é mais do que uma transação comercial; é um reflexo da capacidade do Brasil de se posicionar como um líder global no setor agropecuário, promovendo o desenvolvimento de sua economia, de maneira ambientalmente responsável e social mais equilibrada.

Fonte: VMX Agro

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Começa Circuito Aprosoja 2024. Juara receberá pela primeira vez uma etapa do evento

Começa nesta semana, em Nova Mutum, mais uma edição do Circuito Aprosoja-MT, que vai perco…