Home Brasil Campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada, diz ministro

Campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada, diz ministro

3 min ler
0

Mais de 16 milhões de pessoas que precisam se imunizar contra a gripe não procuraram os postos de vacinação. Por isso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse na segunda-feira, 27 de maio, que a Campanha da Vacinação contra a Gripe, inicialmente prevista para se encerrar no próximo dia 31, será prorrogada. O ministro não informou por quanto tempo a campanha permanecerá ativa. A vacinação deste ano protege contra os três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e a influenza B.

A meta do Ministério da Saúde era vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas, até o dia 31. No entanto, até esta segunda-feira, 42,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas. O número corresponde a 71,6% do público-alvo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça o alerta e recomenda a divulgação da campanha por parte dos gestores municipais, uma vez que o ministério afirma que há abastecimento para imunizar a população prioritária e que a prevenção impacta diretamente nos atendimentos dos postos de saúde.

A entidade aconselha que seja realizado um plano de ação com a disposição de ambiente adequado, materiais e insumos suficientes, equipe preparada para um grande fluxo de usuários, assim como na continuidade das ações e orientações preventivas em âmbito local. Deve haver fortalecimento das ações e divulgação da importância da vacina para a promoção, vigilância, controle e quebra de cadeia de transmissão. Com a vacina em estoque o Município deve promover essas ações de forma a alcançar as metas do calendário vacinal, bem como atender a demandas espontâneas.

Casos da doença

Só neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos da doença com 144 mortes, segundo a pasta. Gestantes, crianças até 6 anos, trabalhadores da saúde, professores, por exemplo, estão no grupo alvo e devem comparecer a um posto de saúde para se vacinar.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…