Certidões podem ser recebidas por e-mail

Mais agilidade e comodidade aos usuários da Justiça que necessitam de certidões do Primeiro Grau. A terceira versão do sistema de emissão de certidão traz novidades, como o recebimento da certidão pelo e-mail. Antes, se durante o pedido fossem encontrados homônimos ou apontadas restrições, o usuário teria que ir presencialmente até uma comarca para a emissão do documento. Agora basta mais um clique que o usuário receberá o documento com o selo de autenticação digital pelo endereço eletrônico indicado. Confira AQUI o Provimento n. 24/2019.

“É uma facilidade a mais aos usuários. O desenvolvimento foi feito pela equipe do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) e vai diminuir filas e evitar novas impressões pelo Poder Judiciário. A demanda deve aumentar ainda mais em razão da própria facilidade”, ressaltou o diretor do Dapi, Reginaldo Cardozo, responsável pela equipe de desenvolvimento da nova ferramenta.

“Agora as pessoas que disponibilizam o e-mail evitarão de ter que vir até a comarca. Vai facilitar a vida de todos os jurisdicionados”, apontou Elias Gomes Ferreira, distribuidor, contador e partidor do Fórum de Cuiabá, responsável pelo setor de emissão de certidões.

“O sistema de busca é muito minucioso. Se a pessoa pedir um período de 10 anos, temos que verificar de todas as formas, se houve transito em julgado, ou não, entre outros detalhes ao longo desse período. Já tivemos casos de uma pessoa que se deslocou de São Paulo para pegar uma certidão aqui. Outra facilidade é que com a certificação digital ela tem valor do original. Imagine só. É um avanço muito grande”, considerou.

De acordo com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva, a ferramenta economizará tempo e dinheiro de todos os usuários. “O usuário deixará de pegar carro, ônibus ou algum outro meio de transporte para se deslocar até o fórum e o Poder Judiciário economizará em impressões, na compra de papel e gastos com tonner. Estamos falando de 11 mil emissões de certidões nas 79 comarcas de Mato Grosso, por mês. Representa um grande avanço. A Justiça de Mato Grosso está avançando e facilitando a vida de todos”, asseverou.

Para acessar o Sistema de Emissão de Certidões (SEC) basta clicar no banner na página do tjmt.jus.br, ou acessar a página ‘sec.tjmt.jus.br’.

Fonte :

Assessoria

Deixe seu comentário: