Home Ultimas Notícias Chance de os mais pobres subirem na vida aumentou nas últimas 2 décadas

Chance de os mais pobres subirem na vida aumentou nas últimas 2 décadas

4 min ler
0

A possibilidade dos filhos de famílias pobres terem uma renda melhor que a dos pais avançou no Brasil nas últimas duas décadas, segundo pesquisa feita no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE).

De acordo com o estudo, a associação entre a renda dos pais e a de seus filhos caiu 20 pontos percentuais entre 1996 e 2014, passando de 0,75 para 0,55 em uma escala que vai de zero a um.

A diferença de renda entre gerações é um indicador importante para medir as condições de igualdade de oportunidades de uma dada sociedade. Quanto menor for o peso da renda dos pais sobre a dos filhos, maior é a mobilidade social naquele grupo  — o que indica que as chances de ter sucesso na vida estão melhor distribuídas.

No Brasil, essa mudança ficou mais evidente entre os mais pobres. Nesse estrato da população, a associação entre a renda das duas gerações caiu 40%. Entre as mulheres negras, a oscilação foi ainda maior: de 44 pontos.

Com base em simulações matemáticas, Duque concluiu que a educação teve papel preponderante para tornar a oferta de oportunidades mais justa.

“Até o final da década de 1980, havia uma grande desigualdade de acesso à escola. Os filhos das famílias mais pobres frequentavam no máximo os primeiros anos do ensino fundamental enquanto os filhos das famílias mais ricos chegavam até a faculdade”, afirma o economista Daniel Duque, autor da pesquisa.

Dados da PNAD mostram que na década de 1980, cerca de 25% das crianças entre 7 e 14 anos e quase metade dos adolescentes com idade entre 15 e 17 anos estavam fora da escola. Em 2001, esses números já tinham caído para 2% e 15%, respectivamente.

Mas o Brasil ainda tem um longo caminho a trilhar para garantir igualdade de oportunidades a todos. “Nos países desenvolvidos, a associação entre a renda dos pais e a dos filhos é bem menor que 0,50”, diz Duque.

Pesquisa do IBGE de 2017 mostra que apenas metade dos filhos conseguem melhorar de lugar na pirâmide social com relação aos seus pais e que só 1 em cada 5 daqueles que saem da base conseguem, de fato, chegar ao topo.

Ao mesmo tempo, metade dos brasileiros com mais de 25 anos tinham concluído apenas o ensino fundamental até 2016, segundo dados do IBGE — um indício de que, para se ter uma sociedade mais justa, o Brasil precisa resolver seu problema educacional.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…