Home Ultimas Notícias Chefe do MPF em MT diz que Bolsonaro quer “engavetador-geral”

Chefe do MPF em MT diz que Bolsonaro quer “engavetador-geral”

3 min ler
0

O procurador-chefe do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Gustavo Nogami, voltou a tecer críticas à escolha do novo procurador-geral da República. Para ele, há sinais de que a indicação ocorreu em razão “alinhamento ideológico”.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) optou por indicar ao cargo, o procurador Augusto Aras, que não compunha a chamada lista tríplice. A escolha – que ainda precisa ser avalizada pelo Senado – gerou revolta entre membros do MPF.

“Se ele, por alinhamento ideológico for escolhido e se comprometeu a não atuar contra os interesses do Governo, obviamente que ele não vai sustentar o trabalho que foi feito em primeiro grau se esse trabalho for contrário ao interesse do presidente da República”, disso Nogami.

“E não é esse tipo de procurador-geral, submisso e subalterno ao presidente da República, que a sociedade precisa”, acrescentou o chefe do MPF em Mato Grosso.

As declarações foram dadas na tarde desta segunda-feira (9), após um ato realizado na Capital e que foi convocado em todo o País pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Na última semana, a ANPR classificou como um “retrocesso institucional e democrático ao MPF” a escolha de um nome que não estava contido na lista tríplice.

“Engavetadores”

Ainda durante a coletiva de hoje, o procurador Gustavo Nogami afirmou que o presidente Jair Bolsonaro, ao que parece, quer ressuscitar a figura do “engavetador geral da República”.

O apelido jocoso foi atribuído a Geraldo Brindeiro, que comandou a PGR entre 1995 E 2003. À época, de 626 inquéritos criminais que ele recebeu, apenas 60 denúncias foram feitas.

“Já vivemos uma fase de ‘engavetadores-gerais’ que nós tínhamos suplantado. Infelizmente, é isso que o atual presidente da República tem resgatado com a forma de escolha às escuras e com base em critérios de alinhamento político ideológico”, concluiu Nogami.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…