Home Agronegócio China retoma importação de carne bovina brasileira

China retoma importação de carne bovina brasileira

5 min ler
0

Dez dias após a suspensão das exportações de carne bovina para a China, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a autorização para o retorno das vendas nesta quinta-feira (13). Para o Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), a rápida atuação do governo foi essencial para evitar a suspensão de outros mercados e o rápido retorno da China às compras.

A China é segundo maior comprador da carne bovina de Mato Grosso e comprou o equivalente a US$ 50 milhões este ano. Juntamente com Hong Kong representam 26% do mercado internacional da carne do Estado e a demanda por proteína é crescente em decorrência da peste suína que atingem o continente asiático.

O presidente do IMAC, Guilherme Linares Nolasco, explica que a iniciativa do Mapa em suspender a exportação foi essencial devido a um protocolo bilateral entre os países. “Parar as exportações naquele momento foi uma ação legalmente necessária e dá credibilidade e segurança jurídica para a relação comercial. A rápida atuação do Ministério nos garantiu o retorno ao mercado e as vendas devem ser regularizadas em breve”.

Uma vez restabelecia a relação comercial, a expectativa do IMAC é que o processo de habilitação de novas plantas frigoríficas para exportação seja retomado. “Volta a ser prioridade o credenciamento de novas indústrias para atender a demanda chinesa pela nossa carne”, afirma Guilherme Nolasco.

Confira a nota oficial do Mapa:

A China vai retomar as importações de carne bovina do Brasil que estavam suspensas desde o dia 3 de junho, por conta da notificação de caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), detectado em Mato Grosso.

A China é o único país, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de EEB. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, recebeu a notícia da reabertura do mercado chinês nesta madrugada. A ministra reafirmou que vai continuar negociando um novo protocolo com as autoridades sanitárias chinesas.

A doença foi constatada em uma vaca de corte, com idade de 17 anos. Todo o material de risco específico para EEB foi removido do animal durante o abate de emergência e incinerado no próprio matadouro. Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. Não havia, portanto, risco para a população.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) encerrou no último dia três, o pedido de informações complementares do Brasil sobre o caso, o que mostrou que não há risco sanitário.  As exportações de carne bovina continuaram normalmente para os demais países.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…