Home Mundo China testa a ‘mãe de todas as bombas’

China testa a ‘mãe de todas as bombas’

3 min ler
0

A China testou sua bomba convencional mais poderosa, segundo uma mídia estatal, que a chamou de “a versão chinesa da ‘mãe de todas as bombas'”, em referência à queda de uma bomba americana no Afeganistão.

O fabricante estatal de armas Norinco publicou em seu site um vídeo que mostra, por alguns segundos, o lançamento da bomba.

O explosivo cai em uma planície e, em seguida, uma bola gigante de fogo com fumaça preta é produzida.

Na mídia social, a agência de notícias oficial Xinhua descreveu na quarta-feira o dispositivo, apresentado pela primeira vez, como “a versão chinesa da ‘mãe de todas as bombas'”.

Um bombardeiro chinês H-6K lançou esta bomba, cujo “poder não é inferior ao das armas nucleares”, segundo a mesma fonte.

Não se sabe, no entanto, quando o teste foi realizado. Norinco ou Xinhua não dão datas ou um local preciso ou detalhes sobre suas capacidades.

Em abril de 2017, os Estados Unidos lançaram no Afeganistão a arma convencional mais poderosa do seu arsenal, uma bomba com uma enorme onda expansiva (explosão de ar de munição maciça – MOAB) que batizaram de “mãe de todas as bombas”.

O objetivo era destruir uma rede do grupo Estado Islâmico (EI) no leste do país.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que estava “orgulhoso” de suas Forças Armadas e parabenizou pelo “sucesso”.

A bomba chinesa teria entre cinco e seis metros de comprimento, mas seria menor e mais leve do que o artefato americano, segundo Wei Dongxu, analista militar sediado em Pequim e citado nesta sexta-feira pelo jornal semi-oficial Global Times.

“A explosão maciça que gera pode facilmente destruir alvos terrestres fortificados”, salientou Wei.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…