Home Brasil Com Libertadores, Flamengo pode ser primeiro time bilionário do Brasil

Com Libertadores, Flamengo pode ser primeiro time bilionário do Brasil

5 min ler
0

A final da Libertadores, principal campeonato de futebol da América do Sul, colocará frente a frente dois times com bons resultados dentro e fora de campo, no sábado, em Lima, no Peru.

De um lado, o argentino River Plate, atual campeão continental, que em pesos dobrou seu faturamento nos últimos dois anos, para 2,1 bilhões de pesos, ou 58 milhões de dólares. De outro está o Flamengo, time com maior receita das Américas, que faturou 140 milhões de dólares em 2018 e que até setembro deste ano já acumula 167 milhões de dólares.

Os dois clubes conseguem um feito raro no continente: gastam menos do que arrecadam. O River teve um custo com futebol de 29 milhões de dólares ano passado (50% da receita), ante 90 milhões de dólares do Flamengo (65% da receita). “Até pouco tempo atrás, especialmente no Brasil, o time campeão gastava tanto que fechava no vermelho. O Flamengo está conseguindo aumentar as despesas e as receitas”, diz o consultor Amir Somoggi, fundador da consultoria SportsValue.

Segundo cálculos de Somoggi, os bons resultados em campo podem, num ciclo virtuoso, impulsionar o balanço do Flamengo a ponto de colocar o clube num novo patamar: o primeiro bilionário do futebol brasileiro. Líder do campeonato nacional, o Flamengo deve embolsar 60 milhões de reais com o título; na Libertadores, mesmo o vice campeonato lhe garante 13 milhões de dólares (o troféu vale 19 milhões). Com os quase 30 milhões de dólares de premiação, o faturamento já embolsado este ano e o quarto trimestre por vir, o clube carioca pode fechar o ano perto dos 250 milhões de dólares — ou mais de 1 bilhão de reais.

É uma receita sem precedentes no futebol Brasileiro, e que permite extravagâncias como gastar mais de 500 milhões de reais por ano com futebol. Mas que, pela taxa de câmbio, ainda deixa o clube distante dos maiores do mundo. O britânico West Ham, vigésimo em faturamento, embolsou ano passado 200 milhões de dólares.

Mas Somoggi afirma que a evolução na receita e uma eventual valorização do Real podem fazer o Flamengo entrar no grupo de clubes de destaque na Europa, como o alemão Borussia Dortmund e o espanhol Atlético de Madrid, que faturam na casa dos 300 milhões de euros. Os campeões, em campo e fora dele, são os espanhóis Real Madrid e Barcelona, que faturam na casa dos 700 milhões de euros.

Para a escalada do Flamengo continuar, o título contra o River Plate não é essencial — mas ajuda um bocado.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…