Home Estaduais Com UTIs lotadas, Sinop entra em colapso e secretário pede a reativação de leitos

Com UTIs lotadas, Sinop entra em colapso e secretário pede a reativação de leitos

4 min ler
0

Em colapso na saúde, Sinop está com 100% de lotação das UTIs no hospital Regional devido ao aumento nos casos de Covid-19. Mais de 25% dos casos da doença estão na região Norte do Estado e o município pediu ajuda à secretaria estadual de Saúde que avalia o caso e deve responder até o final do dia, segundo assessoria.

Para o secretário de Saúde de Sinop Kristian Barros, é “urgente” a reativação de mais 10 vagas no Regional que foram desativadas com a redução dos casos nos meses anteriores. Ele alerta que a previsão é que a situação se agrave em janeiro.

“Considerando a situação epidemiológica enfrentada no Sul e Sudeste do país, regiões de grande fluxo migratório durante as festividades de final do ano, que apresentam um quadro crescente e alarmante de números de casos de Covid-19, com inclusive situação crítica no que tange aos leitos públicos e privados de UTI em várias Capitais”, frisa.

Mato Grosso já registrou mais 178.568 casos confirmados da Covid-19 e 4.486 mortes. Ontem (29), foram mais 1.275 ocorrências atestadas e 18 óbitos contabilizados, segundo boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde (SES).

O secretário de Sinop lembra ainda que, desde o início da pandemia, Estado e município tem trabalhado em conjunto para garantir leitos aos pacientes de Sinop e região.

“Tanto que no início do ano, através do Consórcio de Saúde, as cidades da região se uniram e compraram equipamentos para mais nove leitos no Hospital Regional. Agora, considerando que o Brasil já enfrenta a segunda onda, precisamos que esses leitos para Covid-19 sejam reativados”, destaca Kristian.

O pedido foi encaminhado ao Executivo estadual em 28 de dezembro. Em nota, a secretaria Estadual de Saúde diz que o referido documento será analisado. “É importante destacar que em todo o Estado, até a última terça (29), os leitos públicos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 configuravam com uma ocupação de 47% em Mato Grosso”. (Com Assessoria)

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…