Home Política Comissão da Câmara aprova PL de Rosa Neide que estabelece Kuarup como manifestação da cultura nacional

Comissão da Câmara aprova PL de Rosa Neide que estabelece Kuarup como manifestação da cultura nacional

3 min ler
0

A Comissão de Cultura da Câmara aprovou nesta quarta-feira (29), o Projeto de Lei (PL) 6177/2019 da deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT), que estabelece o reconhecimento da cerimônia do Kuarup, realizada no Parque Nacional do Xingu, como manifestação da cultura nacional. O PL foi relatado no colegiado pela deputada Aurea Carolina (PSOL-MG).

O Kuarup ocorre anualmente, entre os meses de agosto e setembro e tem como tema central: a morte, o luto e o culto à memória de mortos ilustres dos povos indígenas.

“O ritual reúne todas as etnias do Alto Xingu e trata-se de manifestação cultural da maior importância que deve, portanto, ser oficialmente reconhecida e apoiada pelo Poder Público”, destacou Rosa Neide na justificava do PL.

A parlamentar explica que o reconhecimento pela União do mais importante ritual indígena xinguano, está em consonância com a Constituição Federal, que em seu artigo 215, parágrafo primeiro, determina como “obrigação do Estado proteger as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional”.

Durante a leitura do voto, a deputada Aurea agradeceu pela oportunidade de relatar “tão importante projeto que visa resguardar o mais simbólico ritual indígena do Xingu de Mato Grosso”. “O reconhecimento do Kuarup como manifestação da cultura nacional é fundamental. Esse ritual reúne todos os povos indígenas do Alto Xingu e revive a narrativa religiosa da criação do mundo, das coisas e dos primeiros homens, a partir dos troncos de uma árvore da região. Celebra a morte, o luto e o culto à memória dos antepassados desses povos”, disse Aurea.

O projeto segue em tramitação na Casa de Leis.

Volney Albano

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Porto dos Gaúchos recebe de 2 a 4 de abril Projeto ‘Nossa Energia’ que realiza troca de lâmpadas gratuitamente

A cidade de Porto dos Gaúchos recebe, de 02 a 04 de abril o projeto “Nossa Energia&#…