Home Mundo Coronavírus pode nunca ser erradicado, alerta OMS

Coronavírus pode nunca ser erradicado, alerta OMS

5 min ler
0

O coronavírus Sars-cov-2 talvez nunca seja erradicado e as populações do mundo todo terão que aprender a conviver com ele, afirmou a OMS (Organização Mundial da Saúde) na 4ª feira (13.mai).

Enquanto alguns países começam a aliviar gradualmente as medidas restritivas impostas para conter o avanço do vírus, a OMS afirmou que existe a possibilidade de ele nunca ser totalmente eliminado.

Surgido na China em dezembro de 2019, o Sars-cov-2 já infectou mais de 4,3 milhões de pessoas em 188 países e regiões, a maioria delas nos Estados Unidos e na Europa.

“Temos 1 novo vírus se inserindo na população humana pela 1ª vez e, portanto, é muito difícil prever quando o venceremos“, disse Michael Ryan, diretor de emergências da OMS, em entrevista virtual à imprensa em Genebra.

É importante deixar isso claro: esse vírus pode se tornar apenas outros vírus endêmico em nossas comunidades, e pode nunca mais desaparecer“, acrescentou. Como exemplo, ele mencionou que o HIV nunca deixou de existir, mas a humanidade aprendeu a lidar com o vírus.

Ryan reconheceu que o mundo demonstrou que a crise de covid-19 pode ser controlada, mas alertou que isso exigirá 1 “esforço maciço” de líderes e da sociedade, mesmo que uma vacina seja encontrada. Ele lembrou que vacinas existem para outras doenças que nunca foram erradicadas, como o sarampo.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentou: “A trajetória [do surto] está em nossas mãos, é um problema de todo mundo, e todos nós devemos contribuir para acabar com esta pandemia.”

Na mesma coletiva, a epidemiologista da OMS Maria Van Kerkhove afirmou, por sua vez, que o mundo “precisa ter em mente que levará algum tempo até a pandemia acabar“.

Mais da metade da população mundial foi colocada em quarentena desde o início da crise do coronavírus, que já dá sinais de alívio em vários países, em meio a quedas nas taxas de contágio. A OMS, contudo, pede cautela e alerta que não há como garantir que o relaxamento das restrições não desencadeará uma segunda onda de infecções.

Muitos países gostariam de abandonar as diferentes medidas [de contenção]“, disse Tedros. “Mas nossa recomendação é de que o nível de alerta em qualquer país seja o mais alto possível, e que todas as medidas tomadas sejam graduais.”

Ryan acrescentou que ainda há 1 “longo caminho a percorrer” até o retorno à normalidade e insistiu que as nações mantenham seu curso no combate à pandemia.

Existe 1 pensamento mágico de que as quarentenas funcionam perfeitamente e de que suspender as quarentenas ocorrerá de uma forma ótima. Ambos [pensamentos] são repletos de perigos“, disse o epidemiologista.

Em alerta aos países preocupados com os impactos econômicos da pandemia, ele afirmou que, nesse sentido, seria pior sair do confinamento e ter de voltar a ele por falta de medidas de precaução.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…