Home Brasil Covid-19: Brasil ainda não atingiu imunidade de rebanho em nenhuma cidade, diz Opas

Covid-19: Brasil ainda não atingiu imunidade de rebanho em nenhuma cidade, diz Opas

5 min ler
0

O diretor para doenças infecciosas da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Marcos Espinal, apontou nesta terça-feira, 14, que não há evidências de que o Brasil ou alguma área do País tenha atingido a imunidade de rebanho contra a covid-19. O termo é usado pra definir uma situação de proteção coletiva, em que grande parte da população está imunizada e impede o surto de se alastrar.

“Para atingir essa imunidade, é estimado que entre 50% e 80% da população de determinado local precisa ter sido imunizada ou infectada pelo vírus”, responde Espinal quando questionado sobre a situação de Manaus, no Amaznonas, uma das mais afetadas em todo País. Ele citou um estudo que aponta que apenas 14% dos moradores da capital têm anticorpos contra o novo coronavírus. “Isso não é imunidade de rebanho”.

O diretor também alerta que buscar a proteção coletiva por meio de novas infecções é uma estratégia equivocada. “Não recomendamos. O custo em vidas humanas, na economia, na saúde e na sociedade seria altíssimo”. Outra justificativa para a não adoção dessa medida é a falta de conclusões sobre o tempo que dura a imunidade contra a covid-19, que pode ser bastante curto. Espinal apontou uma pesquisa da King’s College de Londres segundo a qual os anticorpos capazes de destruir o vírus decaem após três meses do paciente adquirir a doença.

América registra 50% das mortes do mundo
Durante a coletiva da Opas, a diretora da organização, Carissa Etienne, disse que a mortalidade está alta no continente e os números são motivo de preocupação. A região soma 6.8 milhões de infectados, mais de 288 mil mortes e permanece como atual epicentro da pandemia. Na última semana, correspondeu à 60% do número de novos casos globais e 64% dos óbitos.

Carissa apontou que essa ascensão tem sido mais acentuada no Brasil, México e Estados Unidos, que detêm 77% das mortes no mundo na última semana. “Esses países estão vivendo, atualmente, um dos surtos mais mortais da doença”.

Vacina subsidiada
A organização também anunciou na coletiva de terça-feira que está negociando com a Aliança de Vacinas (Gavi) para que países vulneráveis do continente americano recebam a imunização contra covid-19 de forma subsidiada e a preços acessíveis.

A Opas tem um mecanismo de cooperação chamado Fundo Rotativo, por meio do qual suprimentos médicos são comprados em nome de seus Estados-membros, independentemente de tamanho ou condições econômicas. Trinta países aderiram ao programa de vacinas contra o coronavírus por meio do fundo.

Segundo Carissa, a medida é importante devido a desigualdade presente no continente. “Precisamos melhorar nossa capacidade regulatória em imunização e nossos programas de vacinação. E precisamos trabalhar nisso agora, para garantir que alcancemos as comunidades vulneráveis quando tivermos uma vacina efetiva”.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…