Home Política Deputada Rosa Neide assume coordenação Centro Oeste da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional

Deputada Rosa Neide assume coordenação Centro Oeste da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional

4 min ler
0

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta segunda-feira (12) à tarde, de reunião da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN). A Frente é coordenada pelo deputado Padre João (PT-MG) e conta com coordenações regionais. Professora Rosa Neide assumiu a coordenação da região Centro Oeste.

A parlamentar afirmou que o flagelo da fome voltou a assolar o País desde o Golpe que derrubou a presidenta Dilma, em 2016, e este cenário tem se agravado com a pandemia de Covid-19.

Rosa Neide citou que Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil e possui quase 50% de sua população na faixa de pobreza e grande parte com dificuldades de acessar alimentos. “Neste momento de pandemia confluíram dois dramas por falta de ação do governo federal: a falta de vacinas e a fome”, lamentou.

A petista citou as populações vulneráveis do Estado. “Temos 43 etnias indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, que devido à pandemia estão com muitas dificuldades de acessar alimentos. Nosso mandato fez gestão junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em atendimento à lei 14.021/2020 de minha autoria, para que atendesse emergencialmente essas comunidades com entrega de cestas. Porém, não há mais no País política pública de combate a fome”, disse.

Auxílio Emergencial

Rosa Neide criticou a redução do Auxílio Emergencial para R$ 150. “Na verdade, esse Auxílio é um vale gás porque em muitas regiões do País o botijão já passa de R$ 100. Ou seja, esse auxílio não atende as necessidades básicas de alimentação das pessoas”, disse. Ela citou que o governo de Mato Grosso aprovou pagamento de quatro parcelas de um auxílio estadual no mesmo valor do nacional, insuficiente para as necessidade de quem precisa.

A deputada destacou a necessidade de fortalecimento da Frente. “Mais do que nunca precisamos lutar pelo direito de todos os brasileiros e brasileiras fazerem pelo menos 3 refeições diárias. Penso que todos os deputados e deputadas precisam ter compromisso com esse direito. Vou trabalhar junto aos deputados da bancada do Centro Oeste para aderirem à Frente”, finalizou.

A reunião contou ainda com participação dos deputados Merlong Solano (PT-PI), Célio Moura (PT-TO), Leonardo Monteiro (PT-MG), Bira do Pindaré (PSB-MA), Nilto Tatto (PT-SP), Tulio Gadelha (PDT-PE) e Paulo Teixeira (PT-SP).

Volney Albano/Assessoria

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Porto dos Gaúchos recebe de 2 a 4 de abril Projeto ‘Nossa Energia’ que realiza troca de lâmpadas gratuitamente

A cidade de Porto dos Gaúchos recebe, de 02 a 04 de abril o projeto “Nossa Energia&#…