Home Política Deputados derrubam veto de Mauro Mendes e estado terá que distribuir absorventes para meninas de baixa renda

Deputados derrubam veto de Mauro Mendes e estado terá que distribuir absorventes para meninas de baixa renda

2 min ler
0

Por 14 votos a 7, os deputados estaduais derrubaram, na sessão plenária desta quarta (24), o veto do governo do Mauro Mendes (DEM) ao Projeto de lei nº 981/2020, de autoria do falecido deputado Silvio Favero e também de Janaina Riva (MDB). A legislação trata da pobreza menstrual e prevê a distribuição de absorventes higiênicos gratuitamente nas escolas públicas de Mato Grosso para meninas matriculadas e sem condição de adquirir o item de higiene.

Agora a lei segue para ser publicada e promulgada pela Assembleia. depois, deverá ser regulamentada e colocada em funcionamento pelo governo estadual.

Na tribuna, Janaina lembrou aos demais parlamentares que menstruar não é um ato voluntário da mulher e que o custo para o estado é irrisório perto do alcance social e de saúde preventiva dessa lei, uma vez que trata apenas da distribuição de absorventes para meninas de baixa renda, matriculadas em escolas públicas estaduais.

“A justiça foi feita com a derrubada desse veto. A questão da pobreza menstrual não se trata de supérfluo, é uma condição mensal inerente às mulheres, que não podem escolher essa situação. Essa lei era muito importe para o meu colega Silvio Fávero e para mim. Eu agradeço a sensibilidade dos deputados que se solidarizaram com a pobreza menstrual e votaram para derrubar o veto”, disse ela.

RD News

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 20 =

Verifique também

Prefeitura de Porto dos Gaúchos vai implantar programa Porteira Adentro que visa beneficiar pequenos produtores

Pensando no pequeno produtor rural, que muitas vezes não tem condições de arcar com a manu…