Home Mundo Economia global deve passar por recessão ‘sem precedentes’

Economia global deve passar por recessão ‘sem precedentes’

3 min ler
0

O PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos bens e serviços produzidos — global sofrerá contração de 3,9%a em 2020, com uma recessão “de profundidade sem precedentes no período pós-guerra”, afirma a agência de classificação de risco Fitch Ratings em relatório.

“Isso é duas vezes maior do que o declínio antecipado em nossa atualização do início de abril e seria duas vezes mais severo do que a recessão de 2009”, compara Brian Coulton, economista-chefe da agência.

A Fitch projeta que a zona do euro sofra contração de 7% em sua economia e os Estados Unidos, de 5,6%. Para o Reino Unido, espera recuo de 6,3% no PIB em 2020. Ainda na Europa, espera que a economia italiana contraia 8%, enquanto na França e na Espanha há recuos de quase 5% no PIB no primeiros trimestres, aponta a Fitch.

A agência nota ainda que revisou mais para baixo suas projeções para os mercados emergentes. A queda nos preços das commodities, saída de capital e flexibilidade política mais limitada exacerbam o impacto das medidas para conter o vírus nesses países, afirma a Fitch, que diz ter feito “grandes ajustes nas previsões de PIB” para México, Brasil, Rússia, África do Sul e Turquia, sem citar esses números em seu comunicado.

Já China e Índia devem ambas ter crescimento inferior a 1%, o que faz a agência esperar contração no PIB dos emergentes como um todo em 2020, algo “sem precedentes desde pelo menos o início dos anos 1980”.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…