Home Ultimas Notícias Famílias contestam atestado de óbito por covid-19, devido a proibição de velório

Famílias contestam atestado de óbito por covid-19, devido a proibição de velório

4 min ler
0

A contestação das famílias de vítimas da Covid-19 com relação ao atestado de óbito tem crescido em Mato Grosso. Diante disso, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo comentou que toda causa morte é feita pelo laudo médico e outros ainda aguardam resultado de exame feito no sangue do paciente.

Porém, segundo o secretário, a maior reclamação existe por conta da não possibilidade de poder velar os entes queridos, conforme determinação do Ministério da Saúde.

“Infelizmente quando uma pessoa morre de Covid-19 ela não pode ser velada. O caixão é lacrado e o enterro é super rápido. Talvez seja por conta disso que surge diversas reclamações sobre mortes, que possivelmente não foram acometidas pelo coronavírus”, explicou o secretário.

Uma das reclamações é da família de um motorista que morreu em Rondonópolis. Familiares da vítima, que tinha 35 anos e morreu no domingo (24), contestam a causa do óbito e relatam o resultado de um exame que havia dado negativo para a Covid-19.

No entanto, a Secretaria de Saúde de Rondonópolis (a 216 quilômetros de Cuiabá), município onde a vítima estava internada, esclareceu que o paciente pode testar negativo em um exame e dias depois positivo, em função da janela imunológica.

O secretário explicou que apesar do teste rápido, o que vale é o teste feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). “Para o Lacen o que vale é o exame PCR, e as vezes até depois do próprio sepultamento sai esse resultado. A maioria sugere que não seja Covid. A partir do momento que o médico coloca Covid, nao terá velório, caixão lacrado, todo aquele sepultamento normal que já conhecemos, acaba. Com isso os familiares reclamam e existe uma resistencia em aceitar. Outro detlhe é o sepultamento. Se a pessoa é de uma cidade, mas estava em tratamento em outro, a cidade que ela morreu ela será enterrada. É um protocolo não nosso, mas do Ministério da Saúde, para evitar a disseminação”, comentou o secretário.

Casos

O número de casos confirmados da Covid-19 chegou a 1.594 e o de mortes subiu para 42 em Mato Grosso, segundo o levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Estado, realizado até a tarde desta segunda-feira (25).

As duas últimas mortes envolveram residentes das cidades de Várzea Grande e Pontes e Lacerda, conforme a pasta. 130 casos foram registrados nas últimas 24h.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…