Home Mundo General reconhece Guaidó como presidente interino da Venezuela

General reconhece Guaidó como presidente interino da Venezuela

4 min ler
0

O general de divisão e diretor de Planejamento Estratégico da Aviação venezuelana, Francisco Esteban Yánez Rodríguez, reconheceu, em um vídeo divulgado neste sábado (2), o chefe do Parlamento, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela, depois da autoproclamação em 23 de janeiro.

“Me dirijo aos senhores para informar que desconheço a autoridade írrita e ditatorial de Nicolás Maduro e reconheço o deputado Juan Guaidó como presidente interino da República Bolivariana da Venezuela”, disse Yánez Rodríguez no vídeo compartilhado pelo deputado da oposição Luis Florido.

O general que ainda aparece na página da Aviação venezuelana como diretor de Planejamento afirmou também que a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) recebe “infinitas ameaças” para não se pronunciar a favor do deputado Guaidó.

“Povo da Venezuela, 90% da Força Armada Nacional Bolivariana não está com o ditador, está com o povo da Venezuela. Pelos acontecimentos das últimas horas, a democracia é iminente”, acrescentou.

Yánez Rodríguez pediu para os demais militares apoiarem Guaidó como presidente e pediu para não “reprimirem” os venezuelanos. Além disso, convidou a população para se manifestar de forma pacífica e defender Guaidó no dia no qual a oposição convocou um protesto para pedir o apoio da União Europeia (UE) e agradecer o respaldo do Parlamento Europeu.

Neste sábado também sairão às ruas os simpatizantes do chavismo para comemorar os 20 anos da posse do falecido presidente e líder da chamada revolução bolivariana, Hugo Chávez. As manifestações não devem se encontrar, já que a oposição convocou a sua concentração no leste e os chavistas estarão no centro de Caracas.

Em 21 de janeiro, cerca de 30 militares da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) se revoltaram contra o governo de Nicolás Maduro, em um bairro da Caracas.

O fato aconteceu depois de o Parlamento, majoritariamente da oposição, aprovar um decreto de lei que promete anistia para todos os funcionários civis e militares que não reconheçam Maduro e contribuam para restabelecer o fio democrático, que eles defendem estar partido. Este foi o recurso utilizado por Guaidó para pedir apoio das Forças Armadas.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…