Home Estaduais Governador diz que MT vai zerar desmatamento nos próximos dois anos

Governador diz que MT vai zerar desmatamento nos próximos dois anos

6 min ler
0

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou nesta quinta-feira (29) que o estado deve zerar o índice de desmatamento ilegal em Mato Grosso nos próximos dois anos.

Mendes ressaltou que Mato Grosso foi o único dos estados da Amazônia Legal que conseguiu reduzir o índice de desmatamento de agosto de 2018 a julho de 2019, em comparação com o mesmo período de 2017-2018. A redução foi de 17%, conforme os dados do Imazon.

“Estamos trabalhando duramente para combater o desmatamento ilegal em Mato Grosso. Nossos esforços são para, em dois anos, reduzir a zero esse índice. Nosso estado não tolera mais qualquer tipo de ilegalidade praticada contra o meio ambiente”, afirmou.

Uma das ações de preservação citadas pelo governador foi a aquisição da plataforma Imagens Planet, que permite o monitoramento ambiental preventivo em todo o território de Mato Grosso, com detecção em tempo real e imagens de alta resolução espacial, que geram alertas da exata localização do desmate.

Dessa forma, com a detecção do desmatamento de forma ágil, é possível enviar as equipes para o local e impedir que o crime ambiental se consuma, além de identificar, multar e punir os responsáveis.

Já na primeira ação com o uso da nova plataforma, feita entre os dias 13 e 17 de agosto, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) conseguiu aplicar multas de R$ 7,5 milhões aos desmatadores.

De acordo com levantamento da Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), foram instaurados 145 procedimentos investigativos no período de 1º de junho de 2018 a 28 de agosto de 2019, para apurar crimes de desmatamento e queimadas.

Os crimes de queimadas e desmatamento (queima e corte) estão inseridos na degradação ambiental, com artigos correlacionados na Lei 9605/98.

Outra ação citada pelo governador foi a Operação Abafa Amazônia, realizada pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT), que está sendo deflagrada em vários pontos do estado para coibir e responsabilizar as queimadas ilegais, incêndios florestais e desmatamento

Fazem parte do Ciman, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Ibama, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Fundação Nacional do Índio, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso, Delegacia Especializada de Meio Ambiente e Polícia Militar de Proteção Ambiental.

As Secretarias de Meio Ambiente, de Segurança Pública e a Casa Civil participaram da ação, por meio de suas organizações.

“Quem desmatar na ilegalidade será penalizado. Vamos fazer a lei ser cumprida em Mato Grosso. Isso é bom para Mato Grosso, é bom para a sociedade e é bom para as relações comerciais do nosso Estado”, disse o governador, lembrando que a preservação efetiva e o desenvolvimento sustentável são fundamentais para Mato Grosso continuar a ser um forte exportador de carne e grãos para todo o mundo.

Operação Siriema

Nessa quarta-feira (28) a Polícia Federal e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontraram um acampamento utilizado por criminosos supostamente responsáveis por desmatamento, exploração do cerrado e queimadas em Nova Nazaré, a 800 km de Cuiabá, que fica no território de Areões, de 219 mil hectares e quase todo atingido pelo incêndio.

A PF e o Ibama encontraram no local acampamentos de possíveis caçadores. Os abrigos foram destruídos pelos policiais e servidores do Ibama.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…