Governo estadual reconhece emergência em Tabaporã por risco de ponte cair e deixar moradores ilhados

O Governo de Mato Grosso reconheceu situação de emergência por 90 dias no município de Tabaporã. A homologação foi feita por meio de decreto estadual publicado no Diário Oficial do Estado (Iomat) na terça-feira (27.01), confirmando decisão que já havia sido tomada pela Prefeitura em 3 de dezembro/2025.
A emergência foi decretada por causa da situação de uma ponte sobre o Rio dos Peixes, na Estrada Santa Terezinha, na zona rural do município, onde moradores da zona rural correm o risco de ficarem ilhados por casa da queda da ponte sobre o Rio dos Peixes, na Estrada de Santa Terezinha.
Um parecer técnico da Defesa Civil apontou deterioração avançada na estrutura, com risco iminente de colapso.
A ponte é fundamental para o trânsito na região e por ela passam desde os caminhões para a chegada de alimentos até o escoamento da produção agrícola, que movimenta a economia do município.
Com a homologação, o decreto municipal que declarou a emergência passa a ter validade em âmbito estadual, possibilitando ações imediatas da Defesa Civil, maior agilidade administrativa e acesso a apoio técnico e institucional para enfrentamento da situação.
Durante esse prazo, o município poderá adotar procedimentos administrativos simplificados para execução de obras emergenciais, serviços de reparo, interdições preventivas e ações voltadas à proteção da população e mitigação de riscos.
Fonte: Porto Noticias


