Home Ultimas Notícias Guedes realmente pode acabar com os concursos públicos? Entenda

Guedes realmente pode acabar com os concursos públicos? Entenda

10 min ler
0

Nesta terça-feira (4), o ministro da Economia Paulo Guedes confirmou que o governo não vai promover novos concursos públicos nos próximos anos.

No mesmo dia, o Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho autorizou a realização do concurso para Procurador do Trabalho.

Para Roberta Oliveira, chefe da assessoria jurídica do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, e que está se preparando para fazer a prova e tentar o cargo, a dúvida que fica é se será ou não o atual Procurador Geral do Trabalho (PGT), Ronaldo Fleury, quem abrirá o concurso.

Segundo ela, nada impede que o atual PGT dê início aos trâmites do concurso, pois o órgão não faz parte do Executivo, mas das instituições permanentes. Assim, ela continua seus preparos para realizar a prova.

Especialistas consultados por EXAME concordam que o efeito de um possível congelamento seria limitado.

Com a independência dos poderes, mesmo que o ministro congele os concursos públicos, sua decisão vale apenas para o poder Executivo na esfera federal. Concursos federais para o Legislativo e Judiciário podem continuar acontecendo. Da mesma forma, estados e municípios também ficam livres para contratar novos servidores.

Na segunda-feira (3), o governador de São Paulo João Doria, por exemplo, autorizou o concurso para quase 3 mil vagas na Polícia Civil.

“Desde o governo Collor, todo início de mandato tem uma declaração nesse sentido. O ministro Paulo Guedes já repete pela terceira vez que vão acabar os concursos”, comenta Gabriel Henrique Pinto, professor e diretor da Central de Concursos.

Para os alunos, ele recomenda que foquem as provas para vagas estaduais e municipais como maior garantia. O professor tenta acalmá-los falando que não existe pressa para realizar a prova, pois o preparo para um concurso federal requer meses de estudo e que o governo precisará abrir seleção em algum momento.

Mesmo sem a aprovação de novas vagas, haverá a necessidade de contratar para cargos vagos após a aposentadoria do quadro atual. E isso deve acontecer em pouco tempo. De acordo com o próprio ministro, em cinco anos, cerca de 40% dos funcionários públicos federais devem se aposentar.

“Com aposentadoria intensa, não tem como manter o funcionamento com o quadro restante. Mesmo restringindo no orçamento ou dificultando a criação de novas vagas, os órgão precisarão renovar seus quadros”, fala Vanessa Pancioni, diretora de Cursos Preparatórios na Damásio Educacional.

Ela conta que um professor do curso, que é delegado da Polícia Federal, viu recentemente quatro de seus colegas se aposentarem. Com o receio da reforma da Previdência, muitos funcionários estão acelerando esse processo.

Por esse motivo, os dois diretores não acreditam que a ausência de recursos para novos concursos públicos na Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 seja preocupante.

“Para manter as atividades dos órgãos públicos, podem ocorrer concursos emergenciais mesmo sem a previsão de verba no orçamento”, diz o diretor da Central de Concursos.

Para Irapuã Beltrão, Procurador Federal da AGU, doutor em Direito e professor de Direito Tributário e Financeiro, ainda existem alternativas financeiras para não prejudicar as atividades administrativas.

“Se a questão for puramente financeira, poderia sempre ser verificada a existência de outras alternativas na própria gestão para a reposição de pessoal ou mesmo perdas para a realização das atividades administrativas. Tal como o governo atual apresentou solicitação formal para mitigar a “regra de ouro”, poderiam ser identificadas outras rubricas orçamentárias para, a partir daí, realizar algum tipo de transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos”, diz ele.

Se a tentativa de economia pretendida com o freio nos concursos não tiver efeito, outra frente do governo para resolver a questão seria acabar com a estabilidade da carreira pública, permitindo reduções na jornada de trabalho e demissões.

Embora os especialistas de cursos preparatórios desconsiderem a opção, Roberta Oliveira afirma que podem ser feitas emendas à Constituição nesse sentido.

“Já temos um projeto tramitando no Senado para retirar a estabilidade. Muitos poderão afirmar que a mudança é inconstitucional. Se aprovada, caberia ao Supremo tomar uma decisão, o que pode demorar”, fala ela.

No Supremo Tribunal Federal (STF), já está sendo analisada a constitucionalidade de artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal que podem liberar o corte de salários e jornada de trabalho dos servidores. O mecanismo foi suspenso em 2002 pelo STF e o julgamento foi retomado em fevereiro desse ano.

Ainda nessa semana, entraram em vigor as regras mais rígidas para os concursos públicos. O governo estabeleceu critérios para autorizar novos processos e pediu que os órgãos invistam em soluções tecnológicas para modernizar o serviço.

A mudança divide os especialistas, mas a visão geral é positiva. Para Gabriel Henrique Pinto, o decreto parece burocratizar mais o processo, embora ele concorde que as novas exigências fazem sentido.

Por outro lado, Vanessa Pancioni acredita que o decreto é necessário, apresentando melhorias nos critérios para a realização de provas orais, provas físicas e nas avaliações psicológicas.

“Eles tiraram o caráter de subjetividade e tornaram o processo mais transparente. Também não vejo problema em atrelar a abertura do concurso a objetivos financeiros e à demanda”, explica ela.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…