Home Ultimas Notícias Inflação de setembro é a menor para o mês em mais de 20 anos

Inflação de setembro é a menor para o mês em mais de 20 anos

4 min ler
0

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo IPCA, que mede a inflação oficial no país, caiu 0,04% em setembro, segundo divulgação feita nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse é o menor resultado para o mês desde 1998. No mês anterior, havia ficado em 0,11% (a mais alta para aquele mês desde 2017). Em setembro de 2018, a taxa foi de 0,48%.

No acumulado do ano, o IPCA registrou 2,49% e, nos últimos 12 meses, ficou em 2,89%.

O índice segue abaixo da meta oficial para o ano, que é de 4,25%. Para 2020, a meta é que a inflação termine em 4%, ambos com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou menos.

A expectativa do mercado medida semanalmente pelo Boletim Focus, do Banco Central (BC), é que o índice termine em 3,42% no acumulado de 2019 e em 3,78% em 2020.

“Este valor reafirma a perspectiva que o BCB deve levar a taxa básica SELIC para 4,50% como projetado por nós e por parte ainda diminuta do mercado. Vale notar que nos EUA a perspectiva continua de baixa de juros e isto força a curva como um todo para baixo por aqui”, comenta André Perfeito, economista-chefe da corretora Necton.

Alimentos e bebidas ajudam
Segundo Instituto, a queda na inflação verificada em setembro foi puxada, principalmente, pela redução de 0,43% nos preços dos alimentos e bebidas, que caíram pelo segundo mês seguido.

“O grupo alimentação e bebidas já tinha apresentado queda em agosto, de -0,35%, que se intensificou para -0,43%, pressionada pela desaceleração da alimentação fora de casa, associada à queda na alimentação no domicílio, que caiu pelo quinto mês consecutivo”, explicou o gerente do IPCA, Pedro Kislanov, em nota divulgada pelo IBGE.

A alimentação fora de casa desacelerou de 0,53% em agosto para 0,04% em setembro, devido à variação de -0,04% no item refeição, destaca o Instituto.

Já a alimentação no domicílio teve queda de 0,70% nos preços, com destaques para o tomate (-16,17%), a batata-inglesa (-8,42%), a cebola (-9,89%) e as frutas (-1,79%).

O grupo habitação – que havia puxado a alta do IPCA em agosto, por conta, principalmente, da entrada em vigor da bandeira vermelha nas contas de luz – desacelerou de 1,19% naquele mês para 0,02% em setembro.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…