Home Agronegócio Inscrições para produtor rural no CAEPF e no eSocial estão abertas

Inscrições para produtor rural no CAEPF e no eSocial estão abertas

3 min ler
0

A inscrição para o produtor rural no Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) é obrigatória desde terça (15).

O CAEPF é o cadastro da Secretaria da Receita Federal do Brasil com informações das atividades econômicas exercidas pelo produtor e a inscrição deve ser realizada no Portal e-Cac, no site da órgão (http://idg.receita.fazenda.gov.br/)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) disponibiliza em seu site um tutorial (https://www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/portal-sindicato-forte) para a inscrição no CAEPF. Além disso, a Receita responde as 21 perguntas mais frequentes sobre o CAEPF, disponíveis em endereço eletrônico (http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-atividades-economicas-da-pessoa-fisica-caepf/perguntas-e-respostas).

Outro instrumento obrigatório criado pelo Estado é o eSocial, que unifica a prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Todos os empregadores são obrigados a utilizar o eSocial. As pessoas jurídicas ingressaram no eSocial em 2018, com exceção dos optantes pelo Simples e das empresas sem fins lucrativos.

O prazo para os empregadores rurais pessoas físicas se cadastrarem no eSocial, por meio do número de inscrição no CAEPF, começou no dia 10 de janeiro.

Nesta primeira etapa do eSocial, o empregador rural pessoa física deve preencher os eventos relacionados a cadastro e tabelas, conforme disposto na Resolução do Comitê Diretivo do eSocial número 5, de outubro de 2018.

Para saber mais sobre o assunto basta acessar a cartilha sobre o ESocial no meio rural que está disponível no site CNA Brasil (https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/esocial_efd_reinf_meiorural.pdf) ou assistir ao vídeo (https://www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/entenda-o-esocial-e-a-efd-reinf-no-meio-rural).

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…