Home Ultimas Notícias Itaú e Banco do Brasil anunciam plano de demissão voluntária

Itaú e Banco do Brasil anunciam plano de demissão voluntária

7 min ler
0

Em meio à transformação digital dos negócios de bancos, Itaú Unibanco e Banco do Brasil anunciaram na segunda-feira, 29, um plano de desligamento voluntário para seus funcionários.

O plano do Itaú é o primeiro programa do tipo desde 2009, e foi divulgado junto aos resultados financeiros do segundo trimestre. O banco não informou quantos funcionários espera alcançar, mas o presidente do banco, Cândido Bracher, informou que cerca de 6.900 pessoas estão aptas a participar do programa.

“Como o último PDV ocorreu há 10 anos, não temos base estatística para projetar quantos devem optar pelo programa”, informou o executivo em teleconferência com a imprensa nesta terça-feira, 30. “Esse programa tem o objetivo de dar a oportunidade de uma transição de carreira segura para quem tem interesse em deixar a empresa e para adequar suas estruturas à realidade do mercado, beneficiando colaboradores que se enquadram em alguns pré-requisitos”, informou o banco em comunicado.

O Itaú Unibanco terminou junho com 98.446 funcionários no mundo, uma queda de cerca de 1,5% sobre um ano antes, e 85.161 funcionários no Brasil.

Além das demissões voluntárias, o banco também anunciou o fechamento de mais de 200 agências em todo o Brasil. No segundo semestre, o fechamento dos pontos deve se manter, mas não deve ser maior do que anunciado até agora.

De acordo com o presidente, as mudanças são reflexo da diminuição da necessidade dos clientes de se dirigirem a agências físicas, com o aumento da digitalização de serviços. O executivo destacou que mais de um milhão de contas já foram abertas pelos canais digitais, é possível fazer operações de câmbio pelo aplicativo e há tecnologia de reconhecimento facial para diversos serviços. “A digitalização tem diminuído a busca de clientes pelas agências e ainda temos pontos muito próximos, resultado de fusões”, disse ele.

A abertura de contas nas agências físicas ainda é maior, uma vez que já que elas são responsáveis por abrir as contas de pagamentos de empresas. Já a abertura de contas de clientes que entram na agência por conta própria é comparável à abertura pelos canais digitais, cerca de 70 mil por mês.

O Itaú Unibanco teve alta de 10,2% no lucro do segundo trimestre, a 7,034 bilhões de reais, apoiado em crescimento da carteira de crédito e ganhos com operações de tesouraria.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil, por sua vez, disse por meio de fato relevante na segunda-feira, 29, que vai lançar uma reorganização institucional que vai um “Programa de Adequação de Quadros”.

O Banco do Brasil já havia feito seu último plano de desligamentos no ano passado, reduzindo o quadro em 2.195 funcionários. O banco terminou 2018 com 101.000 colaboradores.

Assim como no Itaú, o objetivo é adequar vagas em excesso em algumas unidades. Funcionários de unidades consideradas com excesso de vagas poderão aderir ao desligamento ou pedir transferência para outras unidades, e a adesão ao plano pode ser a partir desta terça-feira, 30.

A reestruturação também inclui ainda transformar 333 agências em postos de atendimento, e 49 postos de atendimento em agências. Até outubro, o BB também vai criar 42 novas agêncidas dedicadas a empresas. A medida, segundo o Banco do Brasil, se dá em um contexto em que 80% das transações já são feitas por celular ou internet.

O Banco do Brasil afirma que não tem objetivo de reduzir seu quadro de funcionários, mas adequá-lo às novas demandas do banco, e, portanto, não há meta de desligamentos. “O Banco do Brasil reitera que estas e outras iniciativas se alinham ao propósito de ampliar a competitividade, por meio da transformação digital e do dinamismo do modelo de atendimento e relacionamento”, disse em comunicado o vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…