Home Brasil Jair Bolsonaro quer isentar cobrança de conta de luz de igrejas de grande porte

Jair Bolsonaro quer isentar cobrança de conta de luz de igrejas de grande porte

4 min ler
0

A pedido do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério de Minas e Energia elaborou uma minuta com o objetivo de conceder subsídio na conta de luz para igrejas de grande porte. O documento já foi enviado ao Ministério da Economia, mas a articulação em torno do assunto gerou forte atrito no governo.

Segundo informações publicadas pelo Estadão, a equipe do ministro Paulo Guedes rejeita a medida, que vai na contramão da agenda do chefe da pasta, conhecido por defender a redução de benefícios desse tipo. O Ministério de Minas e Energia confirmou que o assunto está sendo avaliado.

Diversos tempos podem ser beneficiados, mas a ala evangélica é o principal alvo da medida, já que a bancada é a principal base de sustentação do governo Bolsonaro, que não tem medido esforços para atender suas solicitações desde que assumiu a Palácio do Planalto.

Vale lembrar que muitas igrejas já sinalizaram que estão à disposição do presidente para ajudar a coletar as quase 500 mil assinaturas necessárias para criação do novo partido Aliança pelo Brasil, criado pelo presidente.

Ao Estadão, o coordenador da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) disse que a concessão de subsídio na conta de luz para templos religiosos é “justa” e tem impacto “mínimo”. Segundo Câmara, a medida não beneficiará apenas evangélicos e as igrejas não geram lucro. “Os templos religiosos só funcionam das 18h às 23h e é justamente nesse horário que as distribuidoras podem cobrar mais”, afirmou. “Fechem todas as 300 mil igrejas no Brasil em um dia para ver o impacto social e na segurança no dia seguinte.”

O subsídio na conta de luz não é o primeiro agrado concedido por Bolsonaro aos evangélicos. Anteriormente, com o aval do presidente, o Congresso já havia garantido incentivos fiscais para igrejas até 2032.

O governo quer diminuir a conta de luz dos consumidores conectados à alta tensão como catedrais e basílicas. Ainda de acordo com Estadão, consumidores residenciais e pequenos estabelecimentos são conectados à baixa tensão e, por isso, pagam uma tarifa de mesmo valor, independentemente do horário.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…