Home Mundo Jornalista pode ser presa na China por noticiar sobre pandemia

Jornalista pode ser presa na China por noticiar sobre pandemia

3 min ler
0

A jornalista Zhang Zhan pode pegar cinco anos de prisão, por informar sobre a crise provocada pelo novo coronavírus na cidade de Wuhan, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (17) pela ONG Chinese Human Rights Defenders (CHRD).

A organização indicou, através do Twitter, que um tribunal de Xangai julgará a profissional de imprensa por causa de informações veiculadas nas redes sociais, sobre a propagação do patógeno no início deste ano.

De acordo com a ONG, devido as acusações de “provocar distúrbios e criar problemas”, podem levar Zhang a ser condenada a uma pena que varia de quatro a cinco anos de prisão.

A jornalista, de 37 anos, foi detida há seis meses, enquadrada em um delito que é comumente atribuído contra críticos e ativistas políticos na China.

As publicações
O CHRD indicou em setembro que Zhang havia sido detida por publicar nas redes sociais que os cidadãos de Wuhan receberam comida estragada durante o confinamento de 11 semanas que vigorou na cidade ou que foram obrigados a pagar por testes para o novo coronavírus.

A jornalista também divulgou informações sobre detenções de outros profissionais de imprensa ou ameaças recebidas por familiares de vítimas da covid-19, que cobraram as autoridades pela gestão da pandemia da doença.

Em Wuhan, as autoridades locais foram lentas em fornecer algumas das informações disponíveis sobre a propagação do patógeno, porque, segundo o então prefeito, Zhou Xianwang, era preciso a aprovação de altos funcionários do governo chinês.

Durante os meses mais difíceis da pandemia, também foram feitos esforços para conter o fluxo de informações através da mídia tradicional e das redes sociais, de acordo com Wu Qiang, um analista político citado pelo jornal South China Morning Post, sediado em Hong Kong.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…