Home Política Mauro admite aumentar ICMS para honrar aumentos para servidores de MT

Mauro admite aumentar ICMS para honrar aumentos para servidores de MT

5 min ler
0

O governador Mauro Mendes (DEM) admitiu nesta quarta-feira, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que o cidadão poderá pagar ainda mais impostos, caso o Estado seja obrigado a cumprir as leis de planos de cargos, carreiras e salários, aprovados ainda na gestão Silval Barbosa (sem partido), no final de 2014. “Temos condição de pagar o que está previsto? Temos condição de pagar R$ 1 bilhão a mais em salários para a educação? Se isso acontecer, como está previsto, o cidadão fique consciente: vou ter que dobrar o ICMS [Imposto sobre o Comércio de Mercadorias e Serviços] da energia elétrica e aumentar o dos combustíveis para pagar o aumento previsto para algumas categorias. Não dá mais para fazer um jogo de faz de conta”, explicou.

Esta é a primeira vez, desde que assumiu o comando do Paiaguás, que Mauro Mendes cita o aumento de impostos que atingem diretamente o bolso da população. Pouco antes, o governador afirmou que, para cumprir os compromissos previstos nas leis de carreira, já está encaminhando projetos à Assembleia Legislativa que têm por objetivo o enxugamento da máquina pública.

Contudo, o chefe do Executivo avaliou que somente estas medidas não são suficientes para mudar a realidade. “Dentro da esfera estadual, irei encaminhar leis para propor um enxugamento da máquina pública. Aliás, já estamos fazendo isso, reduzindo de 24 para 15 secretarias. Propomos também a extinção de seis empresas públicas, demitir quem for possível cortar. Mas existem as leis federais, às quais todos estamos submetidos. E, se não houver mudanças também nesta esfera, o Brasil também vai quebrar. Ou seja, só tem um jeito: o país precisa entender que não existe milagre. Dinheiro público não brota em árvore. Ele vem do bolso do contribuinte. Ou nós mudamos essa realidade, ou o contribuinte, o cidadão brasileiro, vai pagar cada vez mais pela ineficiência do poder público”, afirmou ao jornal.

Mauro foi questionado sobre os fatores que levaram Mato Grosso, mesmo sendo um dos principais Estados a contribuir com a balança comercial, a ser considerado um Estado “quebrado” por seus próprios governantes. O crescimento dos gastos com a folha de pagamento e despesas de pessoal foram os principais fatores citados por Mendes.

O governador conversou com o jornal acerca da atual situação econômica de Mato Grosso e quais medidas pretende adotar para a recuperação financeira do Estado. Entre os assuntos abordados, o atraso das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e taxação do agronegócio.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…