(Atualizada) Porto dos Gaúchos perdeu nesta quarta-feira (16 de março), uma de suas ilustres pioneiras, Maria Helena Wilke Isernhagen.
A pioneira que tinha 75 faleceu de causas naturais no hospital Gustav Adolfo Isernhagen. Ela passou mal durante a noite de terça-feira, e foi levada ao hospital onde acabou falecendo nesta quarta-feira por volta das 12h30mn.
Maria era Gaúcha de Ijuí – RS. Ela chegou em Porto dos Gaúchos quando tinha apenas 09 anos de idade, onde permaneceu até os dias de hoje. Em 2020, ela participou de uma grande aventura da qual foi uma das maiores incentivadoras, refazer o trajeto feito pelos colonizadores nos anos cinquenta, da Cachoeira do Pau em São José do Rio Claro até Porto dos Gaúchos pelo rio Arinos. Veja o vídeo aqui
De família Pioneira, “Dona Maria do Cartório”, como era conhecida, foi casada durante 54 com Walter Isernhagen, que faleceu em 2018 aos 82 anos. Desse relacionamento, eles tiveram 03 filhas Helena, Úrsula e Eliane.
Dona Maria faleceu nesta quarta-feira, um dia após a data em que o falecido esposo teria completado 86 anos de idade se ainda estivesse vivo.
O velório está sendo realizado na igreja Luterana da Paz e sepultamento de Dona Maria será as 10h da manhã desta quinta-feira dia 17.
É com grande pesar que noticiamos o falecimento de Maria Helena Wilke Isernhagen, e externamos as condolências a todos os familiares.
Luto Oficial
Pelo falecimento da Pioneira, o prefeito Vanderlei de Abreu decretou Luto Oficial de 03 dias em Porto dos Gaúchos e suspendeu o atendimento na prefeitura Municipal nesta quinta-feira dia 17 de março. No decreto o gestor ressalta que a relevância de Dona Maria como pioneira do município e de sua atuação como tabeliã por muitos anos, é digna de homenagens póstumas, pois com seu trabalho e dedicação contribuiu muito para o desenvolvimento do município.
Fonte: Porto Noticias
SIGA O PORTO NOTICIAS NO FACEBOOK
SIGA O PORTO NOTICIAS NO INSTAGRAM
PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP