Home Ultimas Notícias Mourão diz que governo falhou em explicar bloqueio na Educação

Mourão diz que governo falhou em explicar bloqueio na Educação

3 min ler
0

O presidente interino Hamilton Mourão disse nesta 4ª feira (15.mai.2019) que o governo federal “tem falhado na comunicação” ao explicar o bloqueio no orçamento das universidades federais.

“Precisa [explicar melhor a decisão], como eu acabei de explicar para vocês agora. Se o ministro souber explicar direitinho como as coisas estão acontecendo. Nós temos falhado na nossa comunicação e agora temos a oportunidade lá dentro do Congresso que o ministro vai ter para explicar isso tudo”, afirmou a jornalistas no Palácio do Planalto.

A Câmara dos Deputados convocou para esta 4ª feira o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para prestar esclarecimentos sobre o bloqueio dos recursos. Nesta 4ª, estudantes em todo o país protestam contra a medida.

O general classificou como normais as manifestações e minimizou o efeito negativo que teriam sobre o governo de Jair Bolsonaro.

“Manifestação faz parte do sistema democrático. Desde que seja pacífica, ordeira e não limite o direito de ir e vir das outras pessoas, é uma forma de aqueles que se sentem inconformados têm de apresentarem seu protesto, então é normal”.

Mourão também disse que a capacidade do orçamento para a Educação acaba limitada por conta de despesas pendentes de anos anteriores, os chamados restos a pagar:

“O Ministério da Educação inscreveu e reinscreveu em 31 de dezembro do ano passado R$ 32 bilhões de restos a pagar. Compare com o orçamento dele e veja que é 1 peso grande. E já pagou R$ 7 bilhões disso aí. […] Isso impacta em 1 momento que estamos arrecadando pouco, por isso a necessidade do contingenciamento.”

O general assume interinamente a Presidência da República enquanto Jair Bolsonaro está nos Estados Unidos. Na tarde de 5ª feira, Mourão viaja à China e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assume o Planalto.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…