MPF intima prefeito de Juína a explicar supostas fraudes em licitações e perseguição

O Ministério Público Federal, após receber denúncia anônima, intimou o prefeito de Juína, Paulo Augusto Veronese (União), a prestar esclarecimentos sobre suposta prática de crimes de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e perseguição institucional. O procurador regional da República Lauro Pinto Cardoso Neto instaurou uma notícia de fato – procedimento que antecede possível inquérito – e concedeu prazo de 15 dias para que o prefeito se explique.
A denúncia anônima, recebida pelo órgão fiscalizador, alega que o prefeito, que foi reeleito no ano passado – após obter 19.647 votos, o equivalente a 86,70% dos votos válidos -, teria firmado contratos milionários que possuiriam indícios de superfaturamento e também de direcionamento.
Entre os casos, o documento menciona o “empenho inflado no valor de R$ 333 milhões para pagar um serviço que custaria R$ 24 milhões”, diz trecho.
Segundo notificação do MPF, diante da denúncia, está sendo averiguado se há inícios da existência de um cartel de empresas que estariam vencendo as licitações em conluio; além de supostos contratos fantasmas e inconsistências no Portal Transparência do município.
Documento, que o RD News teve acesso, afirma ainda que a procuradora municipal, que teria TEA (Transtorno do Espectro Autista), teria sido constrangida e perseguida por ter atuado para impedir a contratação de uma das empresas. “Tal atuação ética e legal da procuradora foi considerada obstáculo à concretização das fraudes”, diz trecho.
Outro lado
Procurado, por várias vezes, o prefeito não retornou e nem atendeu às ligações. Espaço segue aberto para manifestação.
Fonte: Patricia Sanches/Rd News



