Home Estaduais MT registra em média 22 mortes por covid por dia em junho

MT registra em média 22 mortes por covid por dia em junho

4 min ler
0

Mato Grosso bateu o recorde diário de mortes pela Covid-19, em junho, virou o epicentro da doença na região Centro Oeste. São em média 22 mortes por dia provocadas pelo novo coronavírus.

O avanço rápido da doença criou o que os especialistas chamam de onda de contágio que esgota leitos, recursos e profissionais de saúde.

“A gente está vendo pacientes jovens, amigos e colegas de profissão morrendo e a gente está numa situação lamentável, desesperadora. Se você salva uma vida tem três, quatro vidas na fila pra você admitir esses pacientes, então é uma situação desesperadora para nós médicos”, afirmou o médico César Androlage.

A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado para pacientes com Covid-19 está 91%. Só restam leitos de retaguarda, que são semi-intensivos.

A fila por vagas já tem mais de 50 pessoas.

O pai da Lucilene Bastos da Silva é uma delas. Camilo Pereira da Silva, de 75 anos, tem diabetes e pressão alta. “Está hospitalizado na UPA do Morada do Ouro. Já recorremos a Defensoria Pública, o juiz expediu uma liminar, já está na Secretaria de Saúde, mas até agora não conseguimos a UTI para o meu pai”, explicou.

O caminhoneiro Antônio Márcio Bueno, de 32 anos, ficou 22 dias internado e não resistiu à Covid-19. A mãe diz que ele não acreditava na doença.

“Ele falava que não existia Covid! ‘Não existe Covid, mãe, é politicagem! Eu falava: ‘não meu filho não é! cuidado’, e ele passou muito mal. A gente foi buscar ele em Rondônia, em Vilhena. Trouxemos ele. Ele faleceu, não resistiu, o meu filho único, meu único filho nos deixou muito novo”, disse a dona de casa, Nadir Bueno.

Essa é a dor de centenas de famílias em Mato Grosso. O estado registrou até agora 556 mortes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Quanto à situação do seu Camilo,, a assessoria de imprensa informou que a Secretaria Estadual de Saúde acompanha o atendimento do paciente na UPA e que a equipe de regulação monitora a disponibilidade de vaga, para realizar a transferência do paciente, para uma UTI o mais breve possível.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…