Home Ultimas Notícias Mulheres querem rejeição de projeto que extingue cota de candidaturas femininas

Mulheres querem rejeição de projeto que extingue cota de candidaturas femininas

4 min ler
0

Rejeitar e mandar para o arquivo o Projeto de Lei 1256/19, do Senado, que acaba com o percentual mínimo de candidaturas de cada sexo nas eleições é o principal foco do Grupo Mulheres do Brasil, que, nesta quarta-feira (27), apresentou a sua agenda legislativa prioritária para as deputadas e senadoras, em evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Desde 2009, mulheres precisam ser 30% das candidaturas registradas por um partido e o projeto do Senado acaba com essa cota.

Para a procuradora da Mulher da Câmara, deputada Leandre (PV-PR), isso é um retrocesso inaceitável. “A mulher, se não tiver isso, talvez nem candidaturas nós tenhamos.” Segundo ela, a proposta dos senadores “é um prejuízo muito grande para tudo que foi conquistado.”

A professora Lígia Pinto, líder de políticas públicas do Grupo Mulheres do Brasil, ressalta que o maior problema das candidaturas femininas é o pouco espaço dentro dos partidos. “As mulheres que já tinham espaço na política foram financiadas com esses 30%, mas as outras não. Elas não têm espaço de liderança dentro dos seus partidos, então não conseguem lançar candidaturas viáveis.”

Segundo Lígia, o problema real não é de algumas poucas mulheres terem sido usadas como “laranjas”. “Eles estão colocando luz sobre isso porque dá Ibope”, critica a professora referindo-se às denúncias de que, nas últimas eleições, alguns partidos usaram de outras formas o dinheiro que deveria ser destinado a candidatas mulheres.
Violência doméstica
Além desse projeto do fim das cotas de candidaturas, a também representante do Grupo de Mulheres do Brasil Carol Caputo diz que o colegiado também defende propostas que pretendem combater a violência contra a mulher e que aperfeiçoam a Lei Maria da Penha.

“Mais recentemente, foi proposto um projeto que prevê que, se um agressor tem posse ou porte de armas, o juiz para proteger essa mulher agredida pode determinar que seja suspensa essa posse ou esse porte de armas”, acrescenta Carol à lista de prioridades do grupo. Esse projeto (PL 17/19) foi aprovado neste mês pela Câmara e enviado ao Senado.

Já o projeto de lei que acaba com o percentual mínimo de candidaturas de cada sexo está no Senado onde recebeu parecer pela rejeição na Comissão de Constituição e Justiça.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…