Home Ultimas Notícias “Não corram riscos desnecessários”, alerta secretário de Saúde de MT

“Não corram riscos desnecessários”, alerta secretário de Saúde de MT

6 min ler
0

Mato Grosso é o terceiro Estado com a menor incidência do novo coronavírus no país. Mesmo com o dado positivo, o Governo do Estado alerta para a continuidade pela população das medidas de segurança para evitar a transmissão do vírus e manter o baixo índice.

Conforme o Boletim Informativo de segunda-feira (04.05) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o número de casos em Mato Grosso é de 344, sendo confirmados 13 óbitos pela Covid-19. A taxa de mortalidade por milhão de habitantes é de 4%, abaixo da média nacional (6,9%).

As medidas apontadas como forma de minimizar a disseminação da Covid-19 são o isolamento social, para os que podem ficar em casa, e a manutenção das práticas de higiene, sendo o uso de máscaras de proteção e a utilização do álcool 70%, para os cidadãos que precisam sair de casa, assim como a lavar as mãos com água e sabão com frequência.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, aponta que o mês de maio será o de maior enfrentamento da doença, uma vez que os municípios estão flexibilizando a abertura do comércio e volta às aulas.

“Os números em Mato Grosso foram brandos até agora, porque o Governo antecipou as medidas para evitar a transmissão, como a determinação pelo isolamento social e práticas de higiene lá em março. Fomos o primeiro Estado a determinar o uso obrigatório das máscaras como medida de prevenção. Mas agora vem o desafio, pois com a flexibilização é muito provável que o vírus se dissemine ainda mais do que foi até agora, possivelmente aumentando o número de casos. Por isso peço a todos: não corram riscos desnecessários, adotem as medidas de prevenção e não coloquem a vida em risco”, alerta Figueiredo.

Ele explica que a flexibilização pode ser revista, uma vez que tem relação com o número de casos confirmados e quantidade de leitos hospitalares disponíveis.

“O Ministério da Saúde preconiza as ações que devem ser seguidas por Estados e municípios, conforme a taxa de incidência e ocupação dos leitos hospitalares. Mato Grosso ainda está confortável em relação a isso, já que temos 98 leitos de UTI e 400 de enfermaria disponíveis na rede pública e 21 pacientes internados, sendo apenas 10 em hospitais estaduais. Essas medidas podem ser revistas, já que continuamos trabalhando, e muito, para darmos as melhores condições de saúde à toda a população”, afirma o secretário de Saúde.

O Ministério da Saúde registrou 105.222 casos de coronavírus e 7.288 mortes provocadas pela doença no Brasil até as 16h30 de segunda-feira (04.05). A taxa de letalidade da doença é de 6,9% no país.

Atualmente, São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 32.187 casos e 2.654 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 11.721 casos e 1.065 óbitos. O Estado que registra menos notificações é Tocantins, com 267 confirmações de casos e seis mortes, seguido por Mato Grosso do Sul, com 274 casos e 10 óbitos.

A Região Centro-Oeste, que tem os Estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, tem a menor taxa de casos, 3,1%. A Região Sul concentra 5,5% dos casos do país, a Norte tem 14,9%, Nordeste, 29,5%, e a Região Sudeste, concentra 47% do total de confirmações.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…