Home Política “Não quero idosos abandonados”, diz única parlamentar de MT a votar contra reforma da Previdência

“Não quero idosos abandonados”, diz única parlamentar de MT a votar contra reforma da Previdência

5 min ler
0

Dos oito deputados da bancada de Mato Grosso na Câmara, apenas Professora Rosa Neide (PT) votou contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) 06/2019, que trata da reforma da Previdência, proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno na noite de terça-feira (06) por 370 votos a favor, 124 contra e uma abstenção, o texto-base da proposta de reforma da Previdência. Por se tratar de uma PEC, eram necessários ao menos 308 votos favoráveis.

A sessão durou cinco horas e meia. O texto-base aprovado terça-feira é igual ao aprovado no primeiro turno, em 10 de julho, quando 379 deputados votaram a favor e 131 contra.

Rosa Neide utilizou seu perfil no facebook para demonstrar sua indignação com a aprovação da PEC. Na publicação, a petista afirmou que é contra a reforma por não querer “idosos abandonados a sorte”, e afirmou que dormirá com a consciência em paz.

“Não à reforma da Previdência!!! Não quero idosos abandonados a sorte, quero um País com seguridade social. Durmo com a consciência em paz”, disse Rosa Neide na publicação.

Para concluir a votação em segundo turno e encaminhar o texto ao Senado, os deputados ainda precisam analisar os oito destaques apresentados pelos partidos para tentar retirar pontos específicos da proposta.

Para isso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) marcou sessão para as 9h desta quarta-feira (07.08), com início da ordem do dia às 11h.

A mais cruel entre as reformas da Previdência já aprovadas no Congresso após a Constituição de 1988, dificulta o acesso à aposentadoria e reduz o valor dos benefícios. Confira algumas mudanças aprovadas:

. Para alcançar a aposentadoria, os homens deverão possuir idade mínima obrigatória de 65 anos e as mulheres 62 anos;

. Para que os homens tenham acesso a 60% do benefício terão de comprovar 20 anos de contribuição;

. Para que as mulheres tenham acesso a 60% do benefício terão de comprovar 15 anos de contribuição;

. Para ter direito a 100% da aposentadoria, tanto mulheres quanto homens terão de comprovar 40 anos de contribuição;

. Viúvas e viúvos que possuírem outra fonte de renda receberão de pensão apenas 60% de um salário mínimo;

. Servidores públicos além de terem a idade mínima obrigatória terão de comprovar contribuição inicial de 25 anos para receber 60% da aposentadoria. Para receber benefício integral terão de contribuir por 40 anos;

. As Forças Armadas foram protegidas por Bolsonaro e ficaram de fora dessa famigerada Reforma.

“Na prática, nenhum brasileiro conseguirá se aposentar com 100% do benefício. A maioria dos trabalhadores que passam boa parte da vida laboral desempregados, também não conseguirão comprovar tempo de contribuição mínima e não poderão se aposentar nem com 60% do valor do benefício. Essa reforma vai gerar exclusão social e aumentar a miséria entre os idosos”, criticou Rosa Neide. (Com Folha360)

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…