Home Ultimas Notícias Número de casos de covid-19 crescerá ‘muito’ semana que vem, diz Mandetta

Número de casos de covid-19 crescerá ‘muito’ semana que vem, diz Mandetta

4 min ler
0

O ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) afirmou na noite desta 4ª feira (1º.abr.2020) que a população verá “muitos casos confirmados” da covid-19 (doença desencadeada pelo novo coronavírus) até o fim da semana que vem. Portanto, segundo ele, a taxa de letalidade vai diminuir. Mandetta também disse que há subnotificação dos registros, que vão “subir muito”.

“Hoje o número de casos confirmados está muito menor do que o número de casos que está circulando na nossa sociedade. O que aumenta –e muito– a necessidade de termos mais cuidado para segurar [a movimentação]. Não é lockdown o que o Brasil fez. O Brasil fez uma diminuição da atividade, mas não fez lockdown. O que a gente vê é muita gente trabalhando. Agora, precisa redobrar o esforço”, afirmou.

Mandetta fez a declaração durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto. O ministro também falou que o mesmo acréscimo nas estatísticas vai servir para o número de mortes. Segundo ele, há “em torno de 200 [óbitos] aguardando a rodagem da testagem”.

“Se não redobrar o esforço, vamos ter problema de EPI” (equipamentos de proteção individual), disse o ministro. “Se nós não fizermos retenção de dinâmica social, se não cumprirmos, se saírmos, se aglomerarmos, se fizermos movimentos bruscos e relaxarmos nesse grau de contágio, sim: pode ficar com uma série de problemas de equipamentos de proteção individual, porque não estamos conseguindo adquirir de forma regular.”

Mandetta disse que o Ministério da Saúde “vai ser sempre transparente” e que, hoje, a pasta está “muito preocupada com a regularização de estoque de equipamento”. Ele, no entanto, afirmou que as secretarias estaduais estão abastecidas e orientou diretamente os secretários estaduais e municipais a também adquirir equipamentos.

“A compra que o ministério está tentando fazer é 1 esforço. Façam vocês também. Os recursos que a gente passa podem ser usados. Compra, adquira, como vocês sempre fizeram. Quando o mundo acabar dessa epidemia, eu espero que o mundo nunca mais cometa o desatino de fazer 95% da produção de insumos que depende a vida num único país”, afirmou.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…