Home Estaduais Operação “Chapéu de Palha” da Polícia Federal movimentou Mato Grosso nesta quarta

Operação “Chapéu de Palha” da Polícia Federal movimentou Mato Grosso nesta quarta

5 min ler
0

Cerca de 30 equipes da Polícia Federal estão realizando na manhã desta quarta-feira, 09.12.2020, a Operação denominada de “Chapéu de Palha”, para investigar supostas fraudes em licitações e pagamento de vantagens a agentes públicos.

Além de Cuiabá, as equipes da Polícia Federal estão percorrendo os municípios de Dom Aquino, Jaciara, Rondonópolis, Sinop, Alto Taquari, Itiquira, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Alta Floresta e Votuporanga (SP).

Dados apontam que dois gabinetes, também são alvos das investigações, sendo que um deles, é do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD).

Como a Operação iniciou em sigilo, as equipes chegaram nos locais, com viaturas descaracterizadas.

Os dados levantados preliminarmente pela Controladoria Geral da União (CGU), apontam que os principais alvos da “Operação” são Prefeituras, dois Gabinetes e até Salão de Festas.

Para o MPF, existe uma organização criminosa especializada em fraudar licitações em diversos municípios, com a participação de empresas e agentes públicos. De acordo com as investigações, o grupo atuava na região sul do estado, desviando recursos públicos.

O esquema teria inciado em 2013, através da Construtora Pirâmide e mais duas empresas: Ivaldo Rocha de Freitas & Cia Ltda, e UP Projetos e Construções Ltda.   “As empresas se revezam para vencer as licitações e distribuirem vantagens indevidas para agentes e servidores públicos”, diz trecho das investigações.

As propinas teriam sido pagas em todas as esferas públicas dos municípios, passando por quem determinava para onde os recursos iriam – as chamadas emendas parlamentares – e “passando pelo responsável pela condução do processo licitatório até o fiscal da obra executada”.

“Também ficou caracterizado que a empresa Construtora Pirâmide juntamente com o grupo familiar de Marco Antônio Souza Fonseca funcionam como operadores financeiros da organização criminosa, distribuindo dinheiro para agentes políticos e outras empresas que celebram contrato com órgãos da administração pública”, diz outro trecho das investigações.

Para o MPF, existem indícios de que o deputado  estadual Nininho (PSD) e seu irmão, o prefeito de Itiquira, Humberto Bortolini (PSD), estariam conduzindo o esquema, porém “necessitam de confirmação”, pondera o MPF.

Ao todo foram 39 mandados de busca e apreensão em 11 cidades de Mato Grosso e uma cidade de São Paulo. Conforme a PF, ao todo, são 130 agentes nas ruas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Alto Taquari, Itiquira, Juscimeira, Jaciara, São Pedro da Cipa, Dom Aquino e Alta Floresta.  Há ainda uma equipe cumprindo os mandados na cidade de Votuporanga (SP).

O objetivo é colher provas para o inquérito que investiga fraude em licitação e pagamento de propina para os políticos e agentes públicos. A Controladoria Geral da União (CGU) participou da fase de levantamento de informações. A operação está correndo em segredo de Justiça, por isso, não há mais detalhes.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…